Empresa mineira de embalagens para joalherias mantém as vendas em plena pandemia
Pai e Filho – Vitor Nascimento e Marcelo Tafarelo responsáveis
pelo sucesso da Rei dos Estojos
Marcio Allemand (marcio.allemand@adcap.org.br)
BRASÍLIA – São mais de 34 anos de tradição e apenas cinco anos no mercado de e-commerce. Esse seria um breve resumo da história de sucesso da Rei dos Estojos, empresa fundada por Vitor Nascimento, em Belo Horizonte. Tipicamente mineira e familiar, a empresa fez fama no mercado dos fabricantes de joias e bijuterias no Brasil inteiro produzindo material de suporte para joalherias e relojoarias, desde a barra para o ourives sentar ao alicate para ele fazer suas peças, além de caixas, embalagens e mostruário.
Ocupando uma área equivalente a onze lojas na Galeria do Ouvidor, endereço conhecido da capital mineira, a Rei dos estojos conta com 40 funcionários que dão conta de toda a produção e da organização do estoque. Marcelo Tafarelo, filho do fundador e diretor da empresa, conta que nem sempre foi assim.
– Começamos vendendo apenas embalagens, os famosos estojos, para clientes de cidades próximas. Eles, então, perguntavam se não vendíamos outros produtos como alicates, etiquetas e outras ferramentas usadas na fabricação de joias e bijuterias. Aos poucos, fomos aumentando nosso leque de produtos, e hoje nossos clientes encontram na nossa loja e no nosso site todos os materiais necessários para fazer, expor e vender as peças.
Marcelo diz que a empresa só tem uma única loja física e que há apenas cinco anos resolveram migrar para o e-commerce, pois perceberam ser esse o futuro das vendas. O resultado não poderia ter sido melhor, já que quem não conhecia seus produtos, passou a conhecer através do site (www.reidosestojos.com.br).
– O e-commerce é uma maneira de atendermos o cliente onde quando ele bem entender. Tanto que hoje vendemos não só para as cidades vizinhas, mas para o Brasil inteiro. O cliente, esteja onde estiver, acessa nosso site e resolve tudo ali, sem sair do lugar, e recebe seus produtos com todo o cuidado.
Marcelo conta que a parceria com os Correios vem de longe, desde antes das vendas on-line, quando a Rei dos Estojos vendia apenas para clientes no interior do estado de Minas Gerais.
– Nosso relacionamento com os Correios sempre foi muito bom. Eles nos atendem muito bem e coletam os nossos produtos na nossa loja física. Várias outras empresas transportadoras costumam nos abordar, mas em termos de prazo e qualidade, os Correios são os melhores, avalia o empresário.
Ele revela também que por conta da pandemia as coisas mudaram. Se atualmente as vendas para lojas estão praticamente paradas, por outro lado aumentaram as vendas para autônomos. Outro dado importante que o empresário faz questão de lembrar é que a Rei dos Estojos é a única empresa desse perfil, com uma estrutura completa de e-commerce, e que por isso conseguiram suprir a necessidade do mercado.
– Em São Paulo, onde ficam nossos maiores concorrentes, conseguimos novos clientes em meio a essa pandemia. Tenho certeza que vai ficar algo de muito bom depois que isolamento passar, pois os consumidores aprenderam a comprar remotamente. E os Correios são peça-chave para que isso tudo possa acontecer.