POSTAL SAÚDE e ADCAP

Uma informação para todos: aconteceu hoje uma videoconferência com apresentação sobre
o Postal Saúde.

 

 

Caro Associado,

No dia três de maio divulgamos, em primeira mão, a realização da assembleia relâmpago (na noite de 30/04) que criou o Postal Saúde, aprovou seu Estatuto, definiu sua diretoria e a composição dos seus conselhos.

 

De lá para cá, ouvimos muito, pesquisamos muito e enviamos dois telegramas ao presidente da ECT, solicitando mais informações. O primeiro foi enviado no mesmo dia três. Após dez dias sem resposta, enviamos o segundo. Passados dois dias desse último, recebemos telegrama do Sr. Sérgio Francisco da Silva, assessor especial da VIPAD e presidente nomeado do Postal Saúde, designado pelo presidente Wagner Pinheiro para prestar os esclarecimentos necessários.

 

Participamos de duas reuniões com o Sérgio Francisco. Uma no dia 24/05, com a presença do Supex VIPAD Idel Profeta e a outra no último dia seis, com a presença dos colegas José Roberto e Fábio Souza, respectivamente conselheiro e diretor nomeados do Postal Saúde. Em ambas, tivemos a participação de quatro representantes da Adcap Nacional. A receptividade e a disponibilidade merecem destaque.

 

Além de manifestarmos nossa posição frontalmente contrária à condução do processo de criação, bem como nossa discordância quanto à composição da diretoria e dos conselhos, fizemos vários questionamentos. Muitos foram respondidos diretamente e foi feita uma apresentação sobre a caixa de assistência.

 

Abaixo, carta enviada hoje solicitando mais detalhes e números (que foi uma coisa que faltou nas apresentações). Tudo isso para embasar qualquer posicionamento da Associação.

 

Sabemos que a ansiedade que sentimos é a mesma de todos os associados e, por extensão, de todos os empregados dos Correios. Afinal, a realidade da Empresa e as últimas notícias (principalmente vindas do Postalis) não trazem bons presságios. Por isso, a cautela é necessária para que a decisão sobre o rumo a seguir seja segura, coerente e, sobretudo, responsável.

 

CT/ADCAP – 024 /2013                                                Brasília/DF, 11 de junho de 2013.

 

 

Ao Senhor
SÉRGIO FRANCISCO DA SILVA
Assessor Especial Da Vipad
SBN – Quadra 01 – Bl. A 17° andar Ala Sul – Ed. Sede ECT 
70002-900       Brasília – DF

 

 

Assunto: Postal Saúde                    

 

Prezado Senhor,

 

Ao tempo que agradecemos a atenção dispensada e a apresentação sobre o Postal Saúde, feita em nossa última reunião em seis de junho, ratificamos nosso posicionamento quanto à assembleia realizada e solicitamos respostas a alguns questionamentos, conforme detalharemos mais à frente. 

A ADCAP não concorda com a composição dada à Diretoria e ao Conselho, porque seus associados, por falta de informação da própria Empresa, não puderam participar da Assembleia realizada às pressas, sem divulgação adequada nos próprios instrumentos internos de comunicação, nem puderam sequer opinar preliminarmente de alguma maneira quanto ao tema.  

Para que possamos deliberar com segurança e propriedade sobre a alternativa de passar a gestão do Correios Saúde para uma empresa cujo estatuto estabelece como objetivo precípuo, no Art. 3º, item I, “operar planos privados de assistência à saúde” e definir a postura a ser assumida por esta Associação, solicitamos ainda que sejam respondidas com urgência as questões adicionais a seguir apresentadas:

1 – Qual a despesa anual da ECT com o Correios Saúde?

2 – Qual a estimativa de crescimento dessa despesa nos próximos anos?

3 – Qual o custo anual da ECT com OPM (órtese, prótese e materiais especiais)?

4 – Qual a importância/necessidade da criação da caixa de assistência Postal Saúde?

5 – Existem riscos para a ECT e seus empregados se o Postal Saúde não for criado agora? Se sim, quais e embasados em quê?

6 – Existe estudo de viabilidade financeira que estimule a criação do Postal Saúde? Se sim, feito quando e por quem? Qual a expectativa de economia para a ECT? O estudo pode ser disponibilizado, aplicando-se o princípio da transparência (divulgação)?

7 – Quais os custos para a ECT e para seus empregados com a criação do Postal Saúde?

8 – Como se dará a fiscalização da atuação da nova entidade, para evitar tempestivamente desvios, caixa dois ou outras irregularidades que possam comprometer a boa aplicação dos recursos, afinal, pelos números atuais, trata-se de transferir da ECT para essa entidade privada quase um bilhão de reais por ano, valor superior ao faturamento da imensa maioria das empresas brasileiras.

9 – Existe parecer jurídico?

10 – Foi aprovada em Reunião de Diretoria (Redir)? Quando?

Certos do pronto atendimento.

Atenciosamente,

Luiz Alberto Menezes Barreto

Presidente da ADCAP Nacional.

 

 

 

 

Cc: Para o Presidente da ECT – Wagner Pinheiro De Oliveira, para o VIPAD – Nelson Luís de Freitas e para o Supex da VIPAD – Idel Profeta Ribeiro.

 

Outras Notícias