Prezado Associado,
Para conhecimento, copiamos abaixo CT/ADCAP-069/14, enviada ao Sr. Presidente Wagner Pinheiro sobre a negociação coletiva – cláusulas econômicas.
Não há como imaginar e aceitar que, por razões de cunho eleitoreiro ou ideológico, prosperem novamente propostas que signifiquem perdas salariais ao pessoal que exerce cargos de nível técnico e superior nos Correios.
Estamos atentos e firmes. Não deixaremos de atuar em prol da defesa dos direitos e interesses que nos assistem.
Diretoria Executiva,
ADCAP Nacional.
CT/ADCAP – 069/2014 Brasília/DF, 26 de agosto de 2014.
Ao Senhor
WAGNER PINHEIRO DE OLIVEIRA
Presidente da ECT
SBN – Quadra 01 – Bl. A, 19° andar – Ed. Sede ECT
70002-900 Brasília-DF
Senhor Presidente,
Tomamos conhecimento que a partir deste dia 26 (terça-feira), durante as reuniões da negociação coletiva, serão debatidos assuntos sobre as cláusulas econômicas, que envolvem o reajuste anual de benefícios e salários.
Para nossa surpresa, chegou ao nosso conhecimento a possibilidade de apresentação de uma proposta elaborada pela VIGEP de reajuste fixo em Reais para todos os empregados, dividindo-se o montante resultante da aplicação do percentual de inflação do período de agosto/2013 a julho/2014 sobre a folha salarial pela quantidade de empregados.
Embora reconheçamos a necessidade de melhorias salariais para a força de trabalho operacional, entendemos que não ser justo que tais melhorias sejam construídas a partir da geração de prejuízos para outros cargos e carreiras.
Assim, no momento em que os empregados da ECT só recebem más notícias sobre os crescentes e intermináveis déficits atuariais do Postalis, que certamente demandarão novas contribuições extraordinárias, causa-nos repulsa a possibilidade de que uma área de recursos humanos de uma empresa do porte da ECT tenha como intenção oferecer à parcela significativa do seu capital intelectual um reajuste salarial anual de menos da metade da inflação ocorrida no período.
Diante do exposto, comunicamos a V.S.ª que a ADCAP e o corpo técnico da ECT NÃO ACEITARÃO qualquer proposta discriminatória, lembrando-o que os salários dos profissionais de níveis técnico e superior praticados pela ECT já são os piores dentre as empresas estatais.
Portanto, ocorrendo qualquer proposta discriminatória, a ADCAP adotará todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis, acionará a imprensa e o Ministério Público do Trabalho, e mobilizará os conselhos e órgãos de classe, confederações, federações e sindicatos de profissionais liberais, e demais setores da sociedade civil organizada contra a referida medida.
Nenhuma grande empresa prospera desvalorizando seus profissionais. Esperamos que a direção da Empresa tenha a sensatez de levar isso em conta nas discussões que se seguirão.
Atenciosamente,
Maria Inês Capelli Fulginiti
Presidente em Exercício da ADCAP
C/Cópia: FINDECT