Investimentos do Postalis em empresas ligadas a Paulo Guedes

INVESTIMENTOS DO POSTALIS EM EMPRESAS LIGADAS

A PAULO GUEDES

Em função de manifestações e indagações de associados a respeito dos investimentos do Postalis em empresas ligadas ao Sr. Paulo Guedes, a ADCAP encaminhou carta ao interventor, em 15 de agosto de 2019, solicitando informações sobre:

  1. Quais os investimentos feitos pelo Postalis em empresas ligadas ao Sr. Paulo Guedes? (gentileza indicar o investimento, o período da aplicação e o valor do resultado alcançado e em que tempo, assim como as taxas pagas ao gestor e administrador durante o período de aplicação);
  2. Se todos esses investimentos foram aprovados pelo Comitê de Investimentos do Instituto ou se foram aprovados em outra alçada?
  3. Se o POSTALIS tinha à época conhecimento de que os demais grandes fundos de pensão estavam também fazendo aportes nesses mesmos fundos?
  4. Se na análise feita pelo POSTALIS foi apontado o fato de o percentual de comissionamento do gestor estar além do praticado no mercado?
  5. Se as mutações patrimoniais graves ocorridas com a HSM afetaram o patrimônio do POSTALIS e em que monta?
  6. Tabela sintética com os resultados gerais alcançados por todos os investimentos feitos em empresas ligadas ao Sr. Paulo Guedes, discriminados por investimento.

Em 10 de setembro, a ADCAP recebeu uma (não) resposta do interventor, que considerou que a ADCAP não dispunha da devida competência para solicitar esse tipo de informação.

Como, sob intervenção, o Postalis não dispõe mais de conselho deliberativo, conselho fiscal nem diretoria, para um eventual recurso, vamos encaminhar cópia da resposta do Postalis ao Ministério Público Federal, na expectativa de que, pelo menos, os órgãos de controle e policiais tenham acesso a essas informações que são agora negadas aos participantes e beneficiários, associados da ADCAP.

Direção Nacional da ADCAP.

Outras Notícias