Equacionamento do plano BD do POSTALIS

Prezado Associado,

A ADCAP e seus associados tem se preocupado há muito com a situação do POSTALIS, como demonstra o farto material a respeito já divulgado em nosso site, detalhando diversas ações da associação nos campos administrativo, político e judicial.

Apesar de todos estes esforços, nos aproximamos do momento em que será implementado um brutal plano de equacionamento do plano BD, que subtrairá aproximadamente 18% dos benefícios proporcionais saldados dos participantes ativos e assistidos, durante mais de 23 anos.

A ADCAP lamenta que não foram adotadas algumas medidas que poderiam ter reduzido o valor a ser equacionado, como, por exemplo, a retomada do pagamento da RTSA pela ECT e a efetiva cobrança de parte dos prejuízos incorridos ao BNY Mellon, administrador dos fundos onde o POSTALIS aplicou. Se essas duas medidas tivessem sido efetivadas pelas direções da ECT e do POSTALIS, o valor a ser equacionado poderia ser bem menor.

Com relação à RTSA, a nova direção da Empresa, ao não corrigir o erro cometido pela direção anterior, assume a responsabilidade por essa “pedalada”, numa expressão cunhada pelo Deputado Efraim Filho, Presidente da CPI dos Fundos de Pensão. Relembrando o caso, em 2014 a ECT deixou de pagar um compromisso assumido por ocasião do saldamento do plano BD e desprovisionou a verba respectiva de seu balanço, o que permitiu transformar um déficit de mais de um bilhão em lucro de cerca R$ 9 milhões.

Com relação aos prejuízos imputados ao POSTALIS, a ADCAP acredita que os casos já divulgados pela imprensa e os que ainda virão no relatório da CPI dos Fundos de Pensão mostrarão, com absoluta clareza, que a gestão do POSTALIS tomou decisões e realizou operações que se afastaram muito do minimamente razoável, possibilitando falar de desvios, fraudes e dilapidação proposital do patrimônio do instituto. Se os participantes e assistidos nada podem contra o absoluto domínio da Empresa e de seus indicados na gestão do POSTALIS, por que então são chamados agora a pagar a metade dessa conta, produzida de forma até criminosa?

A ADCAP aprofundará nos próximos dias suas iniciativas judiciais, na busca da proteção dos interesses de seus associados e na responsabilização dos dirigentes do Postalis e da Empresa pelos prejuízos ocorridos. Infelizmente, apesar de longo e imprevisível, é o caminho que terá que ser trilhado para lutar contra a injusta imputação desses prejuízos aos participantes e assistidos.

A ADCAP manterá seus associados informados a respeito do assunto.

Direção Nacional da ADCAP.

Outras Notícias