Há cinco anos no mercado, Dona Chica nunca teve loja física
Marcio Allemand (marcio.allemand@adcap.org.br)
BRASÍLIA – Empresas que apostaram no e-commerce como alternativa para driblar a crise e encontrar um novo nicho do mercado não se arrependeram, principalmente nessa época de pandemia. Foi assim que aconteceu com a Dona Chica, uma empresa que comercializa cangurus. Sim, cangurus! Mas não se trata do marsupial originário da Austrália, mas de um suporte para que mães possam carregar seus filhos recém-nascidos.
A empresa existe há cinco anos e nunca teve uma loja física de fato. Portanto, o forte sempre foi a venda on-line, muito embora seus produtos fossem encontrados em várias lojas do eixo Rio-São Paulo. A Dona Chica (donachicasling.com.br) começou quando a então pesquisadora da Fundação Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro, Bruna Oliveira e Carvalho teve seu primeiro filho.
– Eu não inventei o produto, mas como não era fácil de encontrar, eu fiz um pra mim e as outras mães com quem eu encontrava na pracinha onde eu levava meu filho para tomar sol começaram a me perguntar onde eu havia comprado. Foi então que tive a ideia de fazer para vender.
Bruna conta também que quando o seu filho completou nove meses, ela resolveu sair do antigo trabalho para se dedicar à produção desses suportes. Foi naquele momento que ela criou a marca e abriu a loja virtual. Em pouco tempo a empresa cresceu e ela e o marido, engenheiro eletrônico que trabalhava numa multinacional e estava sempre viajando, resolveram mudar para São Lourenço, em Minas Gerais.
– Meu marido pediu demissão de onde ela trabalhava e viemos para São Lourenço, a cidade em que eu nasci, em busca de uma vida mais tranquila para nosso filho. Mas parte da confecção da empresa ainda funciona no Rio de Janeiro, tudo de forma terceirizada e vendemos para o Brasil inteiro.
As vendas para todo o país têm o suporte dos Correios. Bruna diz que sempre teve uma relação muito bacana com os funcionários das agências, sejam no Rio ou agora em Minas, e que Valentim, o filho que hoje já está com quase seis anos, é conhecido e muito querido por todos também.
– Nosso contrato com os Correios foi aumentando ano a ano e a vantagem é que nossos produtos chegam a qualquer canto do país, pois os Correios estão presentes em todas as cidades brasileiras.
O marido de Bruna, Bruno Borba Leite, que cuida da área operacional da empresa, diz que por conta da pandemia eles passaram a investir ainda mais em marketing digital e que o retorno tem sido excelente:
– Num primeiro momento, quando começaram as medidas de proteção contra a contaminação pelo novo coronavírus, as pessoas ficaram receosas e as vendas diminuíram. Conforme o tempo foi passando, as vendas voltaram ao normal e, apesar da pandemia, alguns prazos de entregas aumentaram, mas os produtos continuam chegando de Norte a Sul do país. A verdade é que sem os Correios não teríamos como distribuir nossa mercadoria para nossos clientes em todo o Brasil.