Em PE, Correios espera receber 6 mil documentos perdidos no carnaval

 

Globo.com   
14/02/2013

Durante o carnaval, muitas pessoas perdem os documentos todos os anos. A expectativa da Agência Central dos Correios no Recife é de que sejam encaminhados à instituição cerca de 6 mil documentos perdidos durante a folia. Porém, apenas 5% dos donos costuma comparecer à instituição para reaver os pertences.

O gerente Agência Central do Recife, Jonatan Azevedo, explica que, como a agência ficou fechada durante o carnaval, os documentos ainda estão sendo enviados e catalogados. “Eles chegam aos poucos para nós. Ao passo que chegam, nós triamos e cadastramos no sistema”, detalha. Por isso, quem não encontrar na primeira consulta no site dos Correios, não precisa perder as esperanças. Ao entrar no site, a pessoa deve clicar na aba “Para você”, depois no ícone “Acompanhar” e escolher a opção “Documentos Perdidos”. Outra alternativa é ligar para a Central de Atendimento pelos telefones 0800-725-7282 ou 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas).

A instituição guarda apenas documentos, ressalta o gerente. “Bolsas e carteiras nós não ficamos. Pegamos apenas os documentos, que depois de 60 dias podem se encaminhados para o órgão expedidor. Nessa época de carnaval cresce e muito o número de documentos perdidos, a expectativa é de que sejam uns 6 mil este ano”, afirma Azevedo. O resgate pode ser feito com a apresentação de outro documento de identificação ou com o boletim de ocorrência. Além de comprovar que é o titular, tem que pagar uma taxa de R$ 4.

As pessoas que moram fora do estado podem consultar pela internet e, se o documento estiver na agência do Recife, podem ir até a agência central de qualquer município e solicitar que o mesmo seja enviado. “Quem encontrar na rua pode entregar a qualquer agência dos Correios, colocar nas caixas coletoras ou mesmo entregar ao carteiro. Ele vai entregar na central de distribuição dele, que remete para nós”, explica Azevedo. O serviço funciona durante todo o ano.

Olinda

Até a manhã da Quarta-feira de Cinzas (13), foram 2.200 documentos perdidos que chegaram ao poder municipal olindense, tendo sido devolvidos aos donos apenas 326. Quem perdeu pode consultar pela internet se o documento está em poder da Guarda Municipal, que fica na Rua Siqueira Campos, no bairro do Varadouro. Os telefones para contato são (81) 3429.2947 ou 3429.9768. O horário de funcionamento é de 8h às 18h.

O chefe da Guarda Municipal, Américo Machado, explica que os documentos de pessoas que moram em outros estados pode ser encaminhado pelos Correios. “Para pessoas que moram fora do país e em outros estados, podem entrar em contato conosco para que a entrega seja feita. Se tiver parentes aqui, com termo de autorização, podemos entregar. Se não, o documento pode ser encaminhado por Sedex”, detalha Machado. O e-mail  de contato da Guarda de Olinda é o gmolinda@hotmail.com.

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