Em live promovida pela ADCAP, Eduardo Moreira afirma que Correios são indispensáveis

Economista disse que os recursos das privatizações acabarão carreados para o pagamento da dívida pública e
não para beneficiar os cidadãos

O professor e economista Eduardo Moreira afirmou que os Correios são o elo principal na nova economia e que a participação da estatal é essencial e indispensável. Segundo ele, a pandemia mostrou para a sociedade a enorme desigualdade do mundo e acentuou a importância da logística. A afirmação foi feita durante uma live promovida na tarde desta terça-feira (12/01) pela ADCAP (Associação dos Profissionais dos Correios) em que o economista foi o convidado.

O economista disse que a intenção de privatização dos Correios é uma estupidez e comparou com o que acontece no mercado financeiro, onde há uma enorme variedade de bancos e nenhuma competição ou preços baixos. “No nosso mundo, o instrumento para oferecer o mínimo de condições à sociedade é manter instituições nas mãos do Estado”, afirmou. Ele aproveitou e deu como exemplo um pequeno agricultor do interior mais remoto do Brasil, que não tem grandes facilidades de financiamento. “As empresas privadas cobram menos do pequeno? Claro que não”.

Para o economista, uma empresa estatal não tem que ter compromisso com lucro, pois não tem um dono para acumular riquezas. “A Educação no país dá lucro? A Saúde no país dá lucro?”, questionou Moreira. Quanto à intenção de privatização dos Correios, ele disse que, entre outras coisas, é necessário levar em conta os empregos gerados pela estatal e os benefícios produzidos para a sociedade. Ainda segundo ele, as condições dos empregos na iniciativa privada estão muito abaixo do que pode ser considerado justo. “Daqui a pouco vão comparar tudo com os serviços de delivery de bicicleta”, concluiu.

A gravação da íntegra da live pode ser assistida AQUI.

Direção Nacional da ADCAP.

Outras Notícias