CPI dos Fundos de Pensão – Depoimento do ex-Presidente do POSTALIS (10/09)

 

Na sessão desta quinta-feira (10/09), a CPI dos Fundos de Pensão ouviu o ex-Presidente do POSTALIS, Alexej Predtechensky.

As gravações em áudio e vídeo da audiência podem ser encontradas nos links:

áudio
vídeo

Na audiência, alguns temas mereceram especial ênfase dos parlamentares, entre os quais:

RTSA – reafirmação de que houve, à época do saldamento do plano BD, a concordância e a autorização de todos os órgãos responsáveis pelo tema, incluindo o DEST/MPOG; o parecer favorável do DEST/MPOG, datado de 2010, foi parcialmente lido pelo Presidente da CPI durante a sessão;

BNY Mellon – reafirmação, pelo depoente, de que o contrato do POSTALIS com o BNY Mellon dava ao instituto total garantia quanto à gestão dos recursos administrados, cabendo àquele banco agora indenizar o instituto pelos prejuízos decorrentes das aplicações cuja supervisão não foi adequada;

ATLÂNTICA – o caso da criminosa troca de títulos da dívida pública brasileira por títulos da Venezuela, da Argentina e da PDVSA foi recorrentemente mencionado e ensejará ações subsequentes da CPI.

Outras aplicações também receberam menções, como o caso da RAESA/Multiner (energia), do Grupo Galileo (Univercidade e Gama Filho), da venda de imóveis do POSTALIS (com laudos de avaliação vencidos) e da Usina Canabrava (açúcar e álcool), entre outros.

“Follow the money!”

Uma frase foi mencionada por alguns parlamentares e pelo próprio depoente: “Follow the money!” ou “Siga o Dinheiro!”, como a melhor forma de a CPI ir encontrando os responsáveis pelos prejuízos ao POSTALIS.

Alexej, indagado pelo Deputado Francischini, concordou em transferir seus sigilos bancário, fiscal e telefônico à CPI, o que foi prontamente formalizado na própria sessão. Além disso, entregou diversas cópias de documentos ao Presidente da CPI.

Ao longo de seu depoimento, o ex-Presidente do POSTALIS teceu críticas à PREVIC, que considera aparelhada politicamente.

Na próxima semana, as sessões da CPI prosseguem com audiências dos senhores Milton Pascowitch (na terça-feira, às 14h30min) e João Carlos Ferraz, ex-Presidente da Sete Brasil (na quinta-feira, às 09h30min).

Informações sobre a CPI, incluindo os arquivos das audiências já realizadas, os requerimentos apresentados etc podem ser encontrados no seguinte link.

Acompanhe os trabalhos da CPI !

Participe ! 

 

Direção Nacional da ADCAP.

Outras Notícias