Correios
08/03/2013
Nesta semana, os Correios assinaram um acordo com representantes do correio das Filipinas, o Philpost, para a implantação do Vale Postal Eletrônico Internacional entre os países – serviço de envio e recebimento de remessas financeiras que visa atender pessoas físicas e jurídicas no Brasil e exterior. A realização é feita de forma eletrônica, garantindo rapidez, agilidade e confiabilidade, além de ter o menor preço do mercado.
Durante o evento de assinatura, os filipinos puderam conhecer mais sobre os Correios e, especialmente, sobre o Banco Postal. A CEO do Philpost, Maria Josefina Dela Cruz, elogiou a capacidade de modernização da estatal brasileira. “Assim como no Brasil, nós temos a exclusividade no serviço de cartas, mas competimos com outras empresas no setor de encomendas; por isso, temos que levar as boas experiências daqui e adaptá-las a nossa realidade”, afirmou Dela Cruz. Morgana Santos, vice-presidente de Negócios dos Correios, reforçou que a aproximação com as Filipinas está ligada ao processo de internacionalização. “Este é um primeiro passo para, futuramente, expandirmos os negócios para outros países da Ásia”, declarou.
Modelo internacional – A ação é mais uma das diversas parcerias que a empresa tem realizado com serviços postais de outros países. Por meio de acordo com a União Postal Universal (UPU), o Brasil tem auxiliado países da América do Sul, como Peru, Uruguai, Colômbia e Equador, a implantar serviço de exportação simplificada nos moldes do brasileiro Exporta Fácil.
O Exporta Fácil e o Banco Postal, inclusive, foram apresentados no 25º Congresso da UPU em Doha, no Catar, aos participantes de cerca de 200 países. O Exporta Fácil foi indicado como referência para o comércio internacional e o Banco Postal, apontado como modelo de ação incentivadora de inclusão social.
Na ocasião, o Brasil foi eleito para fazer parte do Conselho de Administração e do Conselho de Operações Postais para o exercício 2013-2016, sendo o segundo País mais votado neste pleito, demonstrando a importância do correio brasileiro perante a comunidade postal mundial, o reconhecimento da sua liderança e a responsabilidade que a empresa tem na construção de novos modelos de correio no futuro.