Amapaense de 9 anos é 2º lugar em concurso de redação dos Correios

Globo

12/04/2014

 

A aluna Carine Bianca, de 9 anos, está no 5º ano do ensino fundamental da escola Santa Maria, no bairro Cabralzinho, Zona Oeste de Macapá. Ela é uma das mais de três mil estudantes de todo o país que participaram do Concurso Internacional de Cartas dos Correios. A amapaense levou o segundo lugar no concurso de redação. O primeiro lugar ficou com a estudante Fernanda de Souza Valente, de 14 anos. O resultado foi divulgado na terça-feira (8) e a final está marcada para 22 de abril.

 

Com o tema ‘O que a música influência na sua vida’, Carine ficou na segunda colocação, sendo a primeira entre os alunos de ensino médio e fundamental das escolas públicas e particulares que participaram.

A jovem estudante disse que conseguiu ser finalista inspirada pela música “Tarumã”, tema da redação que escreveu. A letra foi composta pelos artistas amapaenses Amadeu Cavalcante e Osmar Jr.

 

“É uma música que fala do que eu gosto na cidade e das belezas naturais do nosso estado. Quando vi o resultado do concurso, fiquei surpresa. Na hora de fazer a carta, eu usei apenas um lápis, escrevi e pensei em Deus para ganhar”, comemorou a estudante.

 

O resultado, segundo a professora Adailza Pimentel, de 33 anos, é fruto de um conjunto de esforços. “Nós mobilizamos a escola. Todos tiveram uma preparação, inclusive os professores, que ajudaram os alunos. A vitória da Carine reflete todo esse processo anterior”, disse.

Carine diz que é fã de leitura. Ela conta que em casa costuma ler histórias infantis para passar o tempo. O hábito pela leitura sempre foi incentivado pela mãe, a professora Marivalda Rodrigues, de 32 anos.

 

“Ela sempre gostou de ler. Fiquei muito emocionada quando soube do resultado porque ela merece ganhar uma premiação dessa”, afirmou a mãe.

 

Como premiação, Carine Bianca ganhou uma câmera digital e certificado. As escolas em que estudam os primeiros colocados de cada estado receberão um computador.

 

Concurso

 

É a 43ª vez que o Concurso Internacional dos Correios acontece. O concurso é promovido em todo o mundo pela União Postal Universal (UPU). Em 2013, a competição recebeu 3.660 cartas escritas por estudantes de até 15 anos, de mais de 2 mil escolas públicas e particulares de todo o Brasil. O concurso é composto por quatro etapas: escolar, estadual, nacional e internacional, que tem como participante os vencedores de cada país.

Outras Notícias