Adcap Net 31/01/2017 – Correios admitem déficit de 40 carteiros em Caxias do Sul – Veja mais!

Correios busca parceria com a APPM para expansão de agências

Cidade Verde
31/01/17

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Gil Carlos, recebeu, na manhã dessa segunda-feira (30), os representantes dos Correios: José Cristino (diretor regional), Osmar Teixeira (gerente operacional), Raimundo Gomes (gerente de atendimento) e Valdivino Viana (assessor técnico), para tratar sobre a expansão da empresa no Piauí. A APPM deve ser parceira na iniciativa.

O diretor José Cristino revelou que a empresa tem a intenção de, com o apoio da APPM, abrir agências dos Correios em todos os municípios piauienses, a fim de expandir e contribuir com o desenvolvimento do Estado.

“O nosso objetivo é expandir os Correios para todos os municípios. Temos atendimento postal em todas as cidades, mas em algumas não há agência própria, sendo necessário um convênio com a prefeitura e por isso temos algumas restrições em termos de serviço. Portanto, nosso intuito é termos agências em todos os 224 municípios”, relata o diretor.

Os Correios está presente em 197 municípios do Piauí com agências próprias, ofertando serviços postais, bancários, exportação, entre outros, mas em 49 cidades esses benefícios não estão disponíveis, existindo apenas agências comunitárias. Em oito dessas a transformação para agência já está ocorrendo.

O presidente da APPM se mostrou animado com a proposta. “Todos os municípios precisam ter um ponto adequado e de qualidade como os Correios. A parceria com a APPM e os municípios é importante e pode contribuir, inclusive, para nosso projeto do incremento de receitas municipais, através do correto recolhimento de tributos”, pontua.

Confira os 49 municípios a serem beneficiados:

Alvorada do Gurgueia, Bela Vista do Piauí, Belém do Piauí, Boa Hora, Bom Princípio, Brejo do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Cajueiro da Praia, Caldeirão Grande do Piauí, Canavieira, Caxingó, Colônia do Piauí, Currais, Curral Novo do Piauí, Fartura do Piauí, Floresta do Piauí,Francisco Macedo,Geminiano, Ilha Grande, Jardim do Mulato, João Costa, Juazeiro do Piauí, Madeiro, Milton Brandão, Morro Cabeça no Tempo, Morro do Chapéu,Murici dos Portelas, Novo Santo Antônio, Pajeú do Piauí, Paquetá, Passagem Franca,Pau D’Arco do Piauí, Porto Alegre do Piauí, Riacho Frio, Ribeira do Piauí, Santana do Piauí, Santo Antônio dos Milagres, São Braz do Piauí, São Gonçalo do Gurgueia,São João da Fronteira,São Lourenço do Piauí, Sigefredo Pacheco, Sussuapara, Tamboril do Piauí, Tanque do Piauí, Várzea Branca, Vera Mendes, Vila Nova do Piauí e Wall Ferraz.

Encontram-se em fase de implantação as agências dos seguintes municípios:

Alvorada do Gurgueia, Bela Vista do Piauí, Cajazeiras do Piauí,Canavieira,Ilha Grande, Morro Cabeça no Tempo, Riacho Frio e Sigefredo Pacheco.

Correios atrasam entrega de pacote enviado por Sedex

Estadão
31 de Janeiro de 2017

A leitora Erica Oliveira reclama contratou o serviço Sedex 10 para enviar documentos, mas os Correios atrasaram a entrega. O Sedex 10 é um serviço expresso que garante entrega até as 10 horas da manhã do dia útil seguinte ao da postagem. Em resposta, os Correios pediram desculpas pelo atraso.

Funcionários dos Correios entram em greve em Resende, RJ

30/01/2017
G1

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/videos/t/todos-os-videos/v/funcionarios-dos-correios-entram-em-greve-em-resende-rj/5613831/

Correios admitem déficit de 40 carteiros em Caxias do Sul

Gaúcha Clic RBS
30/01/2017

Os Correios reconhecem que, atualmente, há 170 carteiros trabalhando em quatro Centros de Distribuição Domiciliária (CDD) de Caxias do Sul, mas, por conta das aposentadorias e afastamentos por motivo de saúde, o déficit atual no município é de cerca de 40 trabalhadores.

Nesses casos, eles recebem apoio de carteiros de outras unidades da empresa. Outra medida que os Correios dizem realizar é a contratação emergencial de profissionais temporários.

Em Caxias do Sul, seriam 12 trabalhadores contratados nesta modalidade para realizar a entrega quando há situações de empregados concursados afastados temporariamente. Quando há aumento de demanda, a empresa diz que adota horas extras e mutirões.

O coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Estado, Ricardo Paim, diz que em ruas de bairros mais afastados do Centro de Caxias a demora para passar um carteiro chega a 15 dias. Paim se diz preocupado com a falta de perspectivas para resolver o problema, já que não são contratados carteiros para a cidade desde 2011, não há previsão de novos profissionais e está para ser anunciado um plano de demissão voluntária em todo o Brasil. Atrasos nas entregas são relatados em bairros populosos, como o Desvio Rizzo, Cruzeiro, Bela Vista, Pio X, Kaiser e Cidade Nova.

Em nota, os Correios afirmam que “não há situação generalizada de atrasos na cidade de Caxias do Sul” e que “podem haver situações pontuais, que precisam ser verificadas caso a caso”. A empresa diz ainda que “uma série de medidas estão sendo tomadas para que a entrega em Caxias do Sul aconteça dentro da normalidade”.

Correios questionam no STF prorrogação de concurso além do prazo do edital

CONJUR
27 de janeiro de 2017

Os Correios ajuizaram Reclamação (RCL 26.186) no Supremo Tribunal Federal para questionar decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região que determinou a prorrogação de concurso público além do prazo previsto em edital e a contratação dos candidatos aprovados. Para a empresa, a decisão contraria a jurisprudência do Supremo.

O Ministério Público do Trabalho ingressou com Ação Civil Pública na Justiça trabalhista para questionar o fato de, mesmo existindo candidatos aprovados para o cargo de agente de Correios – carteiro, atendente comercial e operador de triagem e transbordo –, a estatal ter contratado mão de obra temporária para os mesmos postos de trabalho. O MPT pediu a prorrogação da validade do concurso, regido pelo Edital 11/2011 (que era de um ano, prorrogável por igual período uma única vez), e a contratação dos aprovados, em compatibilidade com a necessidade de serviço.

O juiz de primeiro grau deferiu o pedido do MPT, no sentido de prorrogar o prazo de validade do concurso público até o trânsito em julgado da ação civil pública, decisão que foi mantida pelo TRT-10 com a ressalva de que a prorrogação não poderia ultrapassar o prazo constitucional de quatro anos. Para os Correios, a decisão de prorrogar o concurso e compelir a empresa a convocar e contratar candidatos aprovados fora do número de vagas previstas, em certame cuja validade prevista no edital já havia expirado, está em dissonância com a Súmula 15 do STF, segundo a qual “dentro do prazo de validade do concurso, o candidato aprovado tem o direito à nomeação, quando o cargo for preenchido sem observância da classificação”.

O ato contestado contraria, ainda, segundo os Correios, a jurisprudência pacífica do STF sobre a discricionariedade da Administração Pública quanto à prorrogação ou não de seus concursos públicos. Citando como precedentes as decisões nos julgamentos dos agravos regimentais nos Recursos Extraordinários 594.410 e 607.590 e no Agravo de Instrumento 830.040, bem como no Recurso em Mandado de Segurança 23.788, a empresa pede a concessão de liminar para suspender o ato judicial reclamado. No mérito, requer a confirmação da liminar com a consequente cassação do acórdão do TRT-10. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Petrobrás, Banco do Brasil e BNDES atenderão regras da nova lei de estatais até março

Estadão
26/01/2017

O ministro interino do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, disse que as três primeiras estatais que devem se adequar às novas regras de gestão impostas pela Lei das Estatais serão Petrobrás, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A previsão, segundo Oliveira, é de que as três empresas públicas tenham suas estruturas administrativas alinhadas com a nova regulação a partir de março deste ano. A “Lei de Responsabilidade das Estatais” foi regulamentada em 27 de dezembro de 2016.”Umas das atribuições do Ministério do Planejamento é fazer a coordenação desse processo das estatais federais, fazer com que todas estejam em conformidade com a lei. Há prazo para o cumprimento de regras. Em março, essas três empresas estatais devem ter atendido as regras da nova lei”, comentou Oliveira.

O ministro interino participou nesta quinta-feira, 26, da abertura do “Seminário sobre a Lei de Responsabilidade das Estatais”, que acontece em Brasília. Participaram do evento o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, o presidente dos Correios, Guilherme Campos Júnior, o vice-presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco do Brasil, Alberto Monteiro de Queiroz Netto, e o secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST/MP), Fernando Antônio Ribeiro Soares.

Outras Notícias