Adcap Net 18/06/2020 – Privatização às pressas e na recessão para fazer caixa? Isso é certo? – Veja mais!

Ministro quer vender Correios e Pré-Sal na recessão para fazer caixa

Monitor Mercantil
17/06/2020

Apesar do lucro líquido de R$ 102,1 milhões em 2019 e da sua importância para a integração do país, os Correios seguem ameaçados de privatização. Foi o terceiro resultado positivo consecutivo, após quatro anos de prejuízos. Em 2018, o lucro foi de R$ 161 milhões. O prejuízo acumulado da estatal foi reduzido para R$ 2,412 bilhões.

Apesar da recessão mundial, o ministro da Economia, Paulo Guedes, pretende fazer quatro grandes privatizações este ano: Eletrobras, Correios, Porto de Santos e Pré-Sal Petróleo S/A (PPSA), além de abrir o capital, por meio de uma oferta pública de ações, da Caixa Seguridade.

O Congresso resiste em aprovar as vendas. O caso dos Correios é o mais complicado, porque a Constituição determina o monopólio estatal do serviço postal.

Marcos Cesar Alves Silva, vice-presidente da Associação dos Profissionais dos Correios (Adcap), destaca que a empresa consegue sobreviver com seus próprios recursos mesmo atendendo em todos os municípios do país, “algo que nenhuma outra empresa brasileira conseguiu fazer até hoje”.

Ele ressalta a importância dos Correios para o comércio eletrônico e lamenta que, para o ministro da Economia, “nada disso importa e, na falta de outro argumento para justificar a intenção de privatização, agora se agarra à necessidade de fazer caixa”.

É viável privatizar os Correios e a Eletrobras ainda em 2020?

Repórter Manoel Ventura e o professor Sérgio Lazzarini, do Insper, explicam como foi atualizado o plano de privatizações do governo e analisam as chances de sucesso em meio aos efeitos da pandemia sobre a economia

O Globo
18/06/2020

Em janeiro, os planos para 2020 previam o ingresso de R$ 150 bilhões nos cofres da União com privatizações de empresas como a Eletrobras, cuja venda sofre oposição de setores do Congresso. O clima era positivo, com a retomada gradual da atividade econômica. Porém, o cenário mudou radicalmente depois da pandemia, com impacto sobre o crescimento global e o Brasil. Em abril, o secretário de Desestatização, Salim Mattar, chegou a afirmar que não havia ambiente no mercado para a venda de empresas este ano. No entanto, como o O GLOBO revelou nesta quarta-feira, o ministro Paulo Guedes pretende retomar as privatizações em 2020, apesar dos obstáculos técnicos e, principalmente, políticos. Além da Eletrobras, outras três estatais entraram na lista, inclusive os Correios.

No Ao Ponto desta quinta-feira, o repórter Manoel Ventura, da sucursal de Brasília, e o professor de Negócios do Insper Sérgio Lazzarini explicam como foi atualizado o plano de privatizações e analisam suas chances de sucesso em meio aos efeitos da pandemia. Ouça AQUI.

Equipamentos hospitalares para todo o Brasil com a parceria dos Correios

Empresa mineira fechou a loja física e está no e-commerce desde 2015

ADCAP
16/06/2020

Marcio Allemand (marcio.allemand@adcap.org.br)

BRASÍLIA- Quem busca por equipamentos médicos hospitalares na internet, logo dá de cara com os produtos da Cirúrgica Medeiros. A empresa, criada em 1987, na cidade de Sabará, em Minas Gerais, migrou para Belo Horizonte em 2009 e desde 2015 não tem loja física, é uma das mais conhecidas no ramo.

Felipe Medeiros, irmão do fundador da empresa e atual dono do negócio, conta que fechar a loja física e migrar todo o foco de vendas para plataformas de marketplace foi a melhor decisão que ele poderia ter tido.

– Nós pegamos o trem do mundo digital chegando e fomos para o e-commerce porque víamos que ali era o caminho.

A experiência deu muito certo logo de cara. Tanto que a loja física na capital mineira foi fechada e atualmente a Cirúrgica Medeiros conta apenas com um escritório onde funciona a parte administrativa. Os produtos são encontrados em plataformas como Submarino, Americanas.com e Mercado Livre e são entregues em todo o Brasil. Aí é que entra a parceria com os Correios.

Fernando diz que vende para todas as regiões do Brasil e que a parceria com as empresas de entregas e com os Correios são essenciais para que as mercadorias cheguem sem grandes problemas aos consumidores.

Em relação aos Correios, o empresário afirma se tratar do parceiro mais importante da Cirúrgica Medeiros, e que conta com todo o apoio do pessoal da agência que o atende.

– Principalmente agora, em tempos de pandemia, quando a demanda por produtos médicos hospitalares aumentou bastante.

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Pela 4ª vez os Correios venceram o World Post & Parcel Awards, o Oscar dos Correios de todo o mundo. Pode ter orgulho. Este ano os Correios alcançaram o primeiro lugar nas categorias Cross Border Growth, com o novo modelo de importação pelo portal ?Minhas Importações?, e Customer Service, com os serviços ?Compra Fora? e ?Packet?, lançados em 2019. Os Correios são mais uma vez reconhecidos e têm suas ações
plaudidas pelo mundo. Pode se orgulhar!

 

Direção Nacional da ADCAP.

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