Adcap Net 17/04/2020 – Distribuição de máscaras pelos Correios (Luxemburgo e Madeira) e Qualidade Operacional no RJ – Veja mais!

Cinco máscaras por pessoa distribuídas nas caixas de correio

Luxemburgo
16/04/2020

A cidade do Luxemburgo revelou, esta quinta-feira à tarde, que a entrega das máscaras será feita a partir da próxima segunda-feira, “através de uma distribuição pelas caixas do correio“. Cada cidadão terá direito a cinco máscaras, que lhe serão fornecidas com instruções sobre como as usar. A Comuna do Luxemburgo recorda que “o simples uso de uma máscara, por si só, não oferece proteção contra o risco de contágio”. Pede-se que se mantenha a distância física, que se respeitem os gestos de barreira e que se limitem os movimentos ao estritamente necessário”.

Também a cidade de Esch decidiu distribuir as máscaras através do correio.  Cada cidadão terá direito a cinco máscaras, acompanhadas com as regras para a sua boa utilização.

Em Larochette, serão os agentes municipais, acompanhados por um membro da Corpo Grão-Ducal dos Incêndios e de Socorro  que distribuirão as máscaras em casa das pessoas na segunda-feira, entre as 9:00 e as 17:00.

Se vive em Larochette mas não pode estar em casa para receber as suas máscaras na segunda-feira, deverá telefonar, na terça-feira para o seguinte número: 83 70 38-1. Poderá depois ir buscar as máscaras à comuna.

Recorde-se que o primeiro – ministro, Xavier Bettel, revelou ontem que a partir de segunda-feira será obrigatório o uso de máscara, quando não for possível manter os dois metros de distância de segurança.

Primeiras 20 mil máscaras enviadas a partir de amanhã pelos Correios

DNotícias
16/04/2020

Um primeiro lote de 20 mil máscaras de protecção contra o covid-19 vão ser enviadas, a partir da amanhã, pelos Correios, para as residências dos madeirenses, anunciou esta tarde o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, na habitual conferência de imprensa de balanço à pandemia do novo coronavírus.

No sétimo dia em que a Madeira voltou a não registar qualquer caso de infecção, mantendo o mesmo número de 53 infectados, Pedro Ramos aproveitou para esclarecer que o procedimento que está a ser feito nas visitas aos lares da Região não inclui testes de despiste da doença, mas sim somente controlo de temperatura e um inquérito epidemiológico.

Na actualização de dados, a cargo da vice-presidente do IASaúde, Bruna Gouveia, ficou a saber-se que a Madeira mantém o mesmo cenário relativamente aos infectados, com um doente na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Dr. Nélio Mendonça e os restantes em isolamento domiciliário ou nas unidades hoteleiras associadas a este plano.
Relativamente aos casos de vigilância activa, o número é agora de 209 pessoas, enquanto em auto vigilância se encontram 179 indivíduos.

Já foram estudados 573 casos suspeitos, dos quais 520 resultaram negativos.

Desde o início da pandemia, a Madeira já realizou um total de 1.326 testes para despiste do covid-19. Ontem foram mais oito testes de reavaliação, que totalizam agora 45, tendo aumentado para 19 os doentes que deram negativo no primeiro teste e que aguardam pelo segundo resultado para eventualmente serem dados como recuperados.

Segundo o IASaúde, ontem foram feitos 40 novos testes no SESARAM e outros 20 em unidades hoteleiras associadas ao plano da covid-19, tendo todos eles resultados negativos.

Resta falar da linha SRS24, que nas últimas 24 horas registou 70 chamadas, totalizando agora 5.855.

Moradores do RJ reclamam de longas filas em centros de distribuição dos Correios

Consumidores afirmam que não há funcionários suficientes para o atendimento. O horário foi reduzido e acontece apenas de 13h às 16h.

Globo.com
16/04/2020

Moradores do Rio reclamam da demora em entregas dos Correios. Quem precisa pegar a correspondência nos centros de distribuição reclama que é obrigado a enfrentar longas filas, sem o distanciamento necessário e não há informações sobre a necessidade de evitar o contágio pelo coronavírus.

Os consumidores que moram em áreas consideradas de risco e já eram obrigados a ir até estes centros afirmam que não há funcionários suficientes para o atendimento. O horário foi reduzido e acontece apenas de 13h às 16h.

“Um absurdo o que os Correios de Niterói faz, aqui do centro. Já fui duas vezes lá para receber encomendas da minha esposa. A partir de 11h em diante já estava com uma fila enorme. Lá na agência eles não fazem prevenção, não tem nenhuma comunicação sobre o coronavírus. As pessoas não têm noção do perigo do que está acontecendo. As próprias pessoas não estão fazendo distanciamento, fica um aglomerado do lado da outra pessoa. É cada um por si e Deus por todos”, afirmou um usuário do serviço.

A empresa foi procurada para falar sobre os problemas apontados pelos consumidores, mas não respondeu até a última atualização desta reportagem.

Correios: pessoas se aglomeram nos centros de distribuição atrás de encomendas que não receberam

Extra
17/04/2020

Filas, longa espera para o atendimento e aglomeração. O EXTRA visitou, nesta quinta-feira (dia 16), centros de distribuição dos Correios em Niterói e em Vila Isabel, na Zona Norte da capital, e, além desses problemas citados, foi possível constatar que não está sendo feito o distanciamento de pelo menos um metro entre as pessoas, recomendado para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

As pessoas correm o risco de contaminação para buscar encomendas que deveriam chegar a seus endereços, mas não são entregues. É o caso do mestre de obras Jorge Luiz Pinto dos Santos, de 58 anos, que reclamou da longa espera para ser atendido na unidade de Niterói.

— É um absurdo o que fazem com as pessoas. Eu paguei pelo serviço que não está sendo prestado pelos Correios. Não tem ônibus, e tive que usar bicicleta para pegar a minha encomenda. Chegando aqui, me deparo com esse atendimento demorado e que nos expõe a esse contágio que está amendrontando a população — disse.

Em nota, os Correios informaram que estão seguindo a determinação do Decreto 10.282/2020 da Presidência da República, que estabelece os serviços postais como essenciais. A empresa afirmou ainda que “está atenta à proteção de empregados e clientes, com protocolos operacionais e profiláticos já disseminados”.

A empresa também declarou que tem controlado o fluxo de atendimento e organizado os clientes de acordo com a distância recomendada. “Sobre a situação nos centros operacionais, os Correios lamentam os transtornos causados”.

Procon/Petrópolis entrega mais de 60 denúncias de atrasos de entrega aos Correios

Diário
17/04/2020

Na tarde desta quinta-feira (15.04), a Central de Distribuição dos Correios, localizada no bairro Mosela, foi notificada pelo Procon/Petrópolis-RJ para prestar mais esclarecimentos sobre o atraso nas entregas de encomendas e a superintendência estadual da empresa oficiada para regularizar a situação. Nas últimas semanas, o órgão de defesa do consumidor tem recebido reclamações diárias de consumidores. Além da Notificação de Investigação Preliminar entregue hoje, mais de 60 denúncias de atrasos de produtos essenciais foram entregues na unidade. No fim da última semana, a gerência da Central de Distribuição já tinha sido orientada a dar prioridade na entrega de produtos como medicamentos e insumos essenciais.

Na apuração feita pela própria coordenadora do Procon/Petrópolis-RJ, Raquel Motta, na central de distribuição, a unidade de Petrópolis não tem recebido as encomendas de PAC e com siglas de rastreamento iniciadas em “L” (produtos internacionais).

“Segundo o gerente, essas encomendas estão retidas na Central de Distribuição de Benfica, na cidade do Rio de Janeiro, onde chegam as encomendas que são redistribuídas para todo o Estado. Ele ainda informou que funcionários com mais de 60 anos e com comorbidades foram afastados, em função de serem grupo de risco do Coronavírus”, destaca a coordenadora do órgão de defesa do consumidor de Petrópolis, Raquel Motta.

Diante do cenário da pandemia de Covid-19, o Procon/Petrópolis-RJ recomendou aos Correios que priorize e cumpra os prazos de entrega de produto essenciais, como medicamentos, equipamentos e produtos para que empresas exerçam suas atividades ou vendas. Entre as reclamações de atraso recebidas pelo órgão de defesa do consumidor estão, por exemplo, Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, que foram encomendados por médicos e cirurgiões dentistas. Como forma de garantir o direito dos consumidores prejudicados com a dificuldade dos Correios de prestar os serviços a coordenadora do órgão de defesa do consumidor recomendou que encomendas de produtos essenciais sejam priorizadas.

“Além dos pedidos feitos à Central de Distribuição de Petrópolis, requeremos à superintendência estadual dos Correios que sejam entregues na CDC da Mosela, todas encomendas (incluindo PACs e encomendas Internacionais), que estejam retidas na Central de Encomendas de Benfica, desde o dia 14 de março, como informou a gerência da unidade de Petrópolis”, ressalta a coordenadora do Procon/Petrópolis-RJ.

As denúncias de atrasos nas entregas, no entanto, são anteriores à pandemia. “Antes, o Procon/Petrópolis-RJ já vinha registrando reclamações de boletos que não estão chegando até as casas dos consumidores. Principalmente, os mais idosos. E isso dificulta a situação das pessoas que não dispõem ou não sabem utilizar meios eletrônicos para retirarem os boletos de pagamentos. É preciso que os Correios observem também a necessidade dessas pessoas e as atendam”, completa Raquel Motta.

Direção Nacional da ADCAP.

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