Adcap Net 08/07/2020 – Guedes na operação Greenfield e As Duas Faces da questão da Qualidade do Serviço – Veja mais!

Paulo Guedes tem até o fim do mês para prestar depoimento em investigação da Greenfield

Crusoé
08/07/2020

O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem até o fim do mês para prestar depoimento por escrito em investigação sobre suposta gestão fraudulenta e temerária de fundos de investimentos (FIPs), que chegaram a receber mais de um bilhão de reais dos fundos de pensão da Caixa, do Banco do Brasil, dos Correios e do BNDESPar.

A investigação foi aberta em 2018 pela força-tarefa da Operação Greenfield, responsável por investigar desvios nos fundos de pensão, bancos públicos e estatais.

O Procedimento Investigatório Criminal (PIC) tinha como base relatórios da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), que apontou supostas fraudes em aportes de Petros, Funcef, Postalis e BNDESPar em fundos de investimentos. Uma empresa ligada a Guedes estaria envolvida.

A Greenfield já havia intimado Guedes a depor. No entanto, a defesa obteve junto ao desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1º Região, uma liminar para que o prazo fosse suspenso até a defesa obter acesso às investigações que pesam contra o ministro.

A decisão, segundo apurou Crusoé, já foi cumprida, e um novo prazo que termina ao fim de julho foi aberto para que Paulo Guedes preste seus esclarecimentos por escrito. Ele também tem o direito de informar que não responderá às perguntas do Ministério Público Federa.

Matéria do Bom dia Brasil de 07/07/2020, que menciona os problemas com atrasos na entrega e filas nos Correios

Bom dia Brasil
07/07/2020

Assista AQUI

E se a pergunta fosse: como eles conseguem fazer tudo isso durante a pandemia?

ADCAP
08/07/2020

Em algumas oportunidades vemos matérias comentando os atrasos nos serviços de encomendas dos Correios, as grandes filas nas agências etc. E o desfecho das matérias em geral é que, em função da pandemia, era importante que os serviços dos Correios fossem melhores.

Sem dúvida alguma, seria ideal que os serviços fossem sempre perfeitos, cumpridos à risca, mas, em algumas situações, há que se ponderar que há fatores que tornam isso bem difícil. É o que ocorre durante a pandemia.

Empresas transportadoras, como os Correios, possuem caminhões, empilhadeiras e até máquinas automáticas de separação de encomendas, mas, ao fim e ao cabo, sempre dependem de um recurso insubstituível até o momento – a mão-de-obra humana. Exatamente o recurso que é atingido pela pandemia.

As transportadoras brasileiras, como os Correios, têm feito um grande esforço para continuar operando, e, graças a isso, os supermercados estão abastecidos e o e-commerce pode ostentar um crescimento muito significativo. Mas isso sempre tem um preço em termos de qualidade, pois o desafio de manter tais empresas em funcionamento com inúmeras ausências de pessoal é dinâmico e desafia diariamente cada uma dessas organizações. Assim, quem atua no comércio, sabe bem pela prática que os prazos de entrega em geral no mercado não estão regulares, que os atrasos na chegada das mercadorias ou até mesmo já na própria expedição dos pedidos é frequente e irregular. E basta conversar com os entregadores para saber a causa, que é sempre a mesma – a falta de pessoal afastado em função da pandemia.

No caso de grandes transportadoras e dos Correios, que possuem milhares de empregados e grandes unidades de tratamento de encomendas, a situação é ainda mais grave, pois o surgimento de um único caso de contaminação pode implicar o afastamento de até centenas de pessoas de uma vez só.

Como superar uma situação assim? E dez situações assim. E cem? Pois é, o desafio não é pequeno, mas tem sido vencido e, apesar dos atrasos, graças às transportadoras e aos Correios, os produtos chegam aos supermercados e aos lares dos brasileiros, atenuando um pouco os efeitos do necessário isolamento social.

Como eles conseguem fazer isso durante a pandemia? Certamente é com muito esforço e dedicação das pessoas, a parte mais importante de todo o processo. E com grande senso de responsabilidade.

Marcos César Alves Silva
Vice-Presidente da ADCAP Associação dos Profissionais dos Correios

Logística de Excelência no Combate à COVID-19

Empresa vem atuando com agilidade e altos padrões de biossegurança no transporte de cargas sensíveis

Revista Mundo MCTI
3º Edição

Presente em todo o território brasileiro, os Correios têm cumprido com maestria a missão de entregar as melhores soluções onde e quando a população mais precisa, mesmo durante a pandemia. Em cumprimento ao decreto nº 10.282/2020 da Presidência da República, a empresa segue prestando serviços essenciais à sociedade.

Nesse sentido, uma das principais ações da estatal é o apoio logístico à Rede Vírus MCTI, que consiste no transporte de material viral para estudos e análises.

A empresa realiza a coleta das amostras do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e as transporta até os centros de pesquisas localizados em diversas universidades brasileiras.

Em outra frente, os Correios fazem o traslado de exames para diagnóstico de Covid-19 recolhidos em hospitais no Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Manaus (AM) e em São Paulo (SP) para avaliação no Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG. Em ambas as operações, a empresa tem obedecido aos altos requisitos de biossegurança e agilidade, executando suas atividades com risco zero de contaminação, tanto de pessoas quanto do ambiente por onde os materiais transitam.

A estatal ainda atua na entrega de medicamentos em domicílio para pessoas do grupo de risco: é o serviço Correios Farma. Em Porto Velho/RO, junto ao programa “Remédio em Casa”, instituído em parceria com a Secretaria de Saúde estadual, a empresa realiza a entrega de medicação nas residências de 1.500 pacientes com doenças crônicas.

Responsabilidade socioambiental – Os Correios doaram, por meio do projeto corporativo EcoPostal, material têxtil para reaproveitamento e fabricação de peças de proteção individual que serão destinadas a pessoas em situação de rua. A ação é realizada em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em apoio ao Pátria Voluntária.

Serão reutilizadas camisas de carteiros, malas e malotes usados, todos inservíveis para a empresa. Estes se transformarão em máscaras, toucas, mochilas e sacos para dormir.

Um dos beneficiários, o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (BOMPAR), em São Paulo (SP), pretende produzir cerca de 30 mil máscaras. A ação estimula o desenvolvimento da responsabilidade social e o trabalho voluntário em prol dos mais necessitados.

A ampla rede de atendimento da estatal também prestará suporte ao cadastro de cidadãos para o recebimento do Auxílio Emergencial, benefício concedido pelo Governo Federal para minimizar os impactos sociais e econômicos causados pela pandemia. O serviço, resultado da parceria firmada com o Ministério da Cidadania, estará disponível em breve na maioria das agências.

E-commerce – No contexto da pandemia, os Correios verificaram um incremento considerável nesse segmento de ser viços da empresa, uma vez que diversos comerciantes estão recorrendo a vendas on-line como forma de continuar suas atividades. Atenta a essa tendência, a estatal lançou o programa AproxiME, que oferece um conjunto de soluções para empreendedores que buscam fortalecer e desenvolver seus negócios on-line. Temas relevantes para o segmento como facilidade de pagamento, tecnologia, e-commerce internacional, logística reversa, coleta gratuita de encomendas, entre outros assuntos, estão sendo abordados em lives semanais transmitidas pelos canais oficiais da empresa.

Para oferecer ao mercado uma experiência de comunicação multicanal, novos serviços dos Correios tiveram seus lançamentos antecipados: a coleta de encomendas foi disponibilizada a todos os clientes com contrato – uma alternativa para a realização da postagem, sem a necessidade de deslocamento às agências. Esse serviço ainda estava em fase de testes.

Já a Entrega Digital é um produto que oferta a instituições públicas e privadas, empresas e governo a possibilidade de envio multicanal conteúdos, aliando a comunicação física à digital. Para facilitar o envio de cartas, empresas e instituições também podem acessar o e-Carta fácil sem precisar mais ir às agências para fazer a postagem.

Quanto ao já conhecido Aviso de Recebimento, agora ele é eletrônico: após o preenchimento das informações do recebedor, o carteiro fotografa a etiqueta e a informação fica disponível para o remetente em tempo real pela internet.

Medidas de prevenção – Para continuar prestando serviços essenciais à população, os Correios adotaram várias medidas de proteção à saúde de seus empregados, clientes e fornecedores.

Com o objetivo de conter a disseminação da Covid-19 no âmbito da estatal, todos os empregados têm acesso ao álcool gel 70% nas dependências da empresa e mais de 200 mil máscaras laváveis foram distribuídas em todo Brasil. Nas agências, foram instalados painéis de acrílico em mais de 5 mil guichês de atendimento.

Além da autorização para trabalho remoto aos empregados que se enquadram nas condições previstas pelas autoridades de saúde, a empresa segue acompanhando a situação médica dos empregados, prestando todo o apoio necessário, bem como atuando para garantir o bom funcionamento das atividades operacionais.

O momento atual é adverso e demanda aos Correios adaptabilidade e adequações em suas rotinas e procedimentos.

Essencial para o país, a empresa segue fazendo seu trabalho e garante – por meio do empenho, profissionalismo e compromisso de seus empregados – que todo o Brasil fique mais próximo e continue a contar com os serviços postais e logísticos que a sociedade tanto necessita nesse momento.

Matéria: ASCOM – CORREIOS
Editado por Carla Carvalho – ASCOM MCTI.

Direção Nacional da ADCAP.

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