Adcap Net 03/09/2020 – Ministro recebe associação de franqueados, Cartas Digitais para o INSS e Correios em foco no Jornal da Band – Veja mais!

Ministro recebe presidente da Associação Nacional dos Franqueados dos Correios

Empresária Maria Salete de Mello defendeu fortalecimento da empresa no País

V Vale
31/08/2020

No meio da tarde desta quarta-feira, 26, a empresária de União da Vitória, Maria Salete Rodrigues de Mello, foi recebida pelo Ministro das Comunicações, Fábio Farias, em Brasília. Presidente da Associação Nacional e Estadual (pelo Paraná) dos Franqueados dos Correios, Maria Salete deu boas-vindas à Farias, em nome da entidade, e colocou toda a categoria à disposição do Ministério, sobretudo com a pauta de defesa da parceria público-privada dos Correios.

“A ideia é expandir a área de atuação dessa empresa que tem sido fundamental em tempo de pandemia no fortalecimento do e-commerce. É uma marketplace importantíssima’, defende a presidente.

Sobre Farias, Maria Salete disse que se trata de um jovem ministro já interado com o tema e preocupado também com a sustentabilidade da parceria. “Ele se mostrou bastante receptivo”.

Fábio Farias é deputado pelo PSD-RN e foi empossado como ministro em junho.

Franquia dos correios

Em conversa com a nossa reportagem, Maria Salette destacou a parceria público privada que existe há 30 anos. Essa parceria permite que os correios estejam presentes nos municípios no sistema de franquias. Vale lembrar que a instalação da primeira agência franqueada dos Correios ocorreu em 1989, e a expansão da rede se deu no início dos anos 1990, em um contexto de abertura da economia. Atualmente, são mil unidades que atendem o brasil todo.

INSS começa a notificar 1,7 milhão de segurados do país com irregularidades nos benefícios apontadas em pente-fino

Extra
03/09/2020

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a notificar, nesta semana, 1,7 milhão de segurados da Previdência Social que tiveram seus benefícios revisados administrativamente no pente-fino e apresentaram algum indício de irregularidade. Para essas pessoas, após procedimento, foi constatada a necessidade de reavaliação dos documentos que embasaram a concessão do benefício. No Estado do Rio, serão enviadas 175.375 cartas para o cumprimento da exigência.

Após o recebimento da carta, os beneficiários terão 60 dias para enviar a documentação solicitada, preferencialmente pelo Meu INSS. Caso o segurado não consiga fazer o envio da documentação pelo site ou pelo aplicativo, a recomendação é agendar o cumprimento das exigências em uma agência do INSS próxima da residência do beneficiário.

O segurado notificado que não apresentar a documentação no prazo de 60 dias poderá ter o benefício suspenso. Após 30 dias da suspensão, se ele não fizer os procedimentos anteriormente citados, terá o benefício bloqueado.

O INSS também firmou parceria com os Correios para oferecer a carta de exigência de forma online no aplicativo dos Correios, serviço chamado de ‘Entrega Digital’. A solução amplia o acesso dos segurados às cartas e às notificações oficiais enviadas pelo INSS.

As cartas em formato digital estarão disponíveis na seção ‘Minhas Mensagens’ do aplicativo. Esta alternativa multicanal permite aos destinatários terem acesso às correspondências, mesmo diante de situações que impossibilitam a entrega das cartas físicas, como endereços desatualizados.

Para o presidente do INSS, Leonardo Rolim, a parceria deverá agilizar a comunicação com o público-alvo do instituto e, assim, tornar mais célebre os trâmites de regularização e concessão de benefícios.

“A parceria com os Correios nos possibilitará uma comunicação efetiva com o beneficiário, especialmente com a disponibilização da carta em meio digital. Desta forma, o INSS espera receber com mais celeridade as documentações exigidas na carta de exigência, o que possibilitará uma resposta mais rápida ao cidadão e, consequentemente, a diminuição de possíveis fraudes e pagamentos indevidos”, justificou.

O presidente dos Correios, Floriano Peixoto, destacou que a empresa está comprometida em levar à sociedade as inovações digitais que se fazem necessárias para a evolução dos serviços públicos:

“Especialmente em meio a esse momento de pandemia, o Entrega Digital vem simplificar a vida do cidadão, oferecendo a inovação que os novos tempos exigem”.

Como entregar os documentos pelo Meu INSS

1) Efetue o login no Meu INSS.

2) Após acessar o sistema, solicite o serviço “Atualização de Dados de Benefício”, anexando cópia digitalizada dos seguintes documentos do titular do benefício, do procurador ou representante legal, se houver: CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, titulo de eleitor e carteira de trabalho, objetivando demonstrar a regularidade da manutenção do benefício.

Como entregar os documentos nas agências

Para efetuar o agendamento, basta ligar para o telefone 135 e escolher a opção “Entrega de Documentos por Convocação”. O INSS não receberá o segurado para o cumprimento de exigências sem um agendamento prévio.

Como acessar o aplicativo dos Correios

1) Após baixar o aplicativo Correios no smartphone, é necessário fazer um breve cadastro. Para isso, basta digitar o CPF, incluir mais algumas informações pessoais e criar uma senha. A tela principal traz vários serviços como “Rastreamento de Objetos” e “Busca Agência”.

2) Em “Minhas Mensagens”, o usuário acessa sua própria caixa de correspondência digital, na qual pode verificar se foi notificado pelo INSS para entrega de documentação.

3) Esta funcionalidade já está disponível no aplicativo Correios para dispositivos com sistema Android e, em breve, também para aqueles com sistema iOS.

Primeira matéria de série do Jornal da Band sobre os Correios

A próxima matéria abordará a situação econômica da Empresa

Jornal da Band

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Direção Nacional da ADCAP.

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