ADCAP envia carta sobre o déficit ao Diretor Presidente do Postalis

Prezado Associado,

Tendo em vista os questionamentos enviados á ADCAP sobre o equacionamento do déficit do POSTALIS e quais as ações que podem ser adotadas em relação ao assunto, a Associação protocolou ontem, duas cartas cobrando respostas, que justifiquem esta situação: uma carta enviada ao Diretor Presidente do Postalis – Antônio Carlos Conquista e outra ao Presidente dos Correios – Wagner Pinheiro.

Vamos aguardar pelo retorno.


Atenciosamente,

Diretoria Executiva da ADCAP NACIONAL.

 ————————————————————————————–

CT/ADCAP –  017 /2013                                                               Brasília/DF,  27 de março de 2013.

 

A Sua Senhoria

ANTÔNIO CARLOS CONQUISTA

Diretor Presidente do Postalis

SCS QD. 3 BL. “A” Nº 119 – ED. POSTALIS

70300-903           BRASÍLIA/DF

 

Assunto: Equacionamento do Déficit

 

Prezado Senhor, 

 

Tendo em vista o equacionamento do débito do POSTALIS, a Associação dos Profissionais dos Correios – ADCAP vem sendo procurada pelos associados e demais empregados  da ECT,  em busca de apoio para obter justificativas sobre os fatos que vêm ocorrendo na referida Instituição.

O POSTALIS, em seu discurso, faz questão de registrar que a confiança e credibilidade da patrocinadora ECT e dos participantes é retribuída tanto com bons resultados financeiros e patrimoniais quanto com o compromisso institucional de aprimorar-se constantemente para estar sempre na vanguarda dos fundos de pensão brasileiros. No entanto, o que assistimos é o Conselho Deliberativo do Postalis, em sua 3ª Reunião Extraordinária realizada em 19/02/2013, aprovando   o equacionamento do déficit e os Planos de Custeio dos Planos de Benefício Definido PBD e PostalPrev, com a consequente cobrança de uma contribuição extraordinária de seus participantes. Fato esse que tem deixado os participantes preocupados com a atual situação do POSTALIS e com o futuro dos investimentos. 

 

Dessa forma, considerando a relevância da situação, que envolve o futuro financeiro de milhares de famílias e contribuintes que estão apostando o seu futuro na instituição e  que é dever do Postalis divulgar de forma clara e objetiva todas as informações de interesse de seus participantes e assistidos, conforme determina o Ministério da Previdência Social/SPC, vimos solicitar o fornecimento de cópia dos seguintes documentos:

 

  1. Demonstrativo de Investimentos PBD e PostalPrev 2012
  2. Pareceres da Auditoria Externa referentes ao exercício 2011 e 2012
  3. Pareceres do Conselho Fiscal referentes ao exercício 2011 e 2012
  4. Pareceres do Conselho Deliberativo referentes ao exercício 2011 e 2012
  5. Demonstrativo Atuarial do Plano BD e PostalPrev 2012
  6. Relatório Técnico emitido pela consultoria atuarial GlobalPrev com o detalhamento das propostas apresentadas para equacionamento do déficit dos planos PBD e PostalPrev
  7. Relatório da auditoria realizada em 2012 pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar bem como esclarecimentos formulados pelo Postalis acerca do apurado.

 

Certos do pronto atendimento a nossa solicitação, subscrevemo-nos.

 

C/C: Superintendência da PREVIC e Presidente ECT.

Atenciosamente,
Luiz Alberto Menezes Barreto
Presidente

  ————————————————————————————–

CT/ADCAP – 018 /2013                                                               Brasília/DF,  27 de março de 2013.

 

A Sua Senhoria

WAGNER PINHEIRO DE OLIVEIRA

Presidente da ECT

SBN – Quadra 01 – Bl. A 19° andar – Ed. Sede ECT 

70002-900       Brasília – DF

 

Assunto: Equacionamento do Déficit do Postalis

 

 Senhor Presidente,

 

Todos os empregados de nossa Organização tiveram no Postalis uma importante alternativa de capitalizar recursos e projetar uma aposentadoria digna, justa e adequada às inúmeras histórias de superação e de dedicação aos Correios.

 

A ECT, ao deliberar e patrocinar esse Plano de Aposentadoria Complementar, nunca deixou de inscrevê-lo no rol de iniciativas de Recursos Humanos que ofereceu aos seus empregados, tornando-se duplamente responsável ao fomentar a poupança e ao dar crédito de confiança ao futuro de todos nós.

 

Por isso, embora reconheçamos a legalidade da decisão se cotejada com a legislação e ao regulamento pertinente, surpreende-nos a fixação, a partir do mês de abril, de uma “contribuição extraordinária para equacionamento do déficit”.

 

Todos sabemos das premissas utilizadas para o saldamento do Plano de Benefício Definido do Postalis e do insistente discurso, à época, de que o futuro de todos os participantes e assistidos desse Plano estaria definitivamente equacionado.

 

Nesse contexto e para que possamos esclarecer as centenas de questionamentos trazidos pelos associados da ADCAP e demais empregados da ECT,  solicitamos que V. Sª  nos informe:

 

a)       Qual é o real posicionamento da Empresa Patrocinadora diante da decisão,

b)      Quais premissas atuariais levaram ao percentual de desconto fixado e, finalmente,

c)       Quais foram e como foram avaliadas as indicações exaradas em relatório da Auditoria da ECT junto ao Postalis.

 

Sendo o que tínhamos para o momento, subscrevemo-nos.

 

Atenciosamente,

Luiz Alberto Menezes Barreto

Presidente

 

Outras Notícias