Esclarecimento à nota divulgada pela ADCAP
Os Correios esclarecem os seguintes pontos em relação à nota “Carta ao novo Ministro de Estado das Comunicações”, divulgada pela ADCAP:
Primeiramente cabe ressaltar que todos os assuntos listados pela ADCAP envolveram decisões colegiadas, da Diretoria-Executiva dos Correios, e foram chanceladas pelo Conselho de Administração da estatal. As decisões baseiam-se em pareceres e trabalho técnico realizado pelos gestores e pelo quadro efetivo da empresa.
Resultado institucional – A Pesquisa de Satisfação e Imagem Institucional dos Correios 2014, realizada junto à sociedade, isto é, aqueles que se dirigem a uma agência para utilizar nossos serviços, ou usuários da nossa entrega de correspondências, nos deu o melhor avaliação dos últimos 12 anos.
O indicador de imagem, que atingiu 87,8%, considera atributos como confiança, eficiência e satisfação geral, entre outros. Em relação à pesquisa anterior, de 2012, os Correios avançaram 5,4%. Também fomos confirmados como uma das instituições de maior credibilidade dos brasileiros, inclusive retomando o segundo lugar do ranking, que em 2012 havia sido ocupado pelos Bombeiros.
Os resultados mais relevantes, diretamente ligados às nossas atividades operacionais, mostram que 97,9% dos entrevistados estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o atendimento realizado nas agências e 96,3%, com a entrega de correspondências em domicílio.
Soma-se à pesquisa o resultado do Top of Mind da Folha de S.Paulo 2014. Foram mais de 5 mil entrevistados em todo o Brasil. Os Correios e o SEDEX foram as marcas mais lembradas na categoria entrega de encomendas, com 50% de menções. Nenhum concorrente obteve mais de 1% das menções.
Postalis — O déficit do plano BD Saldado do Postalis decorre de resultados não satisfatórios de investimentos realizados em anos anteriores, parte deles à revelia do instituto, por administradores contratados. O Postalis tem ações em curso na Justiça visando à recuperação de todos os ativos que deram prejuízo, com decisões favoráveis até o momento. Todas as providências cabíveis foram tomadas pelos Correios, como patrocinadores: a empresa passou a acompanhar o plano de ação de solução de déficit e atuou junto à Previc para negociação de um acordo que adiou as cobranças extraordinárias.
Postal Saúde — O novo modelo de gestão do plano de saúde dos trabalhadores dos Correios foi criado para atender à legislação e às exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os números comprovam que o plano continua garantindo o atendimento das 422 mil vidas dos beneficiários: no primeiro semestre de 2015, mais de R$ 685 milhões em pagamentos foram efetuados para a rede credenciada, que conta com mais de 21 mil prestadores de serviços médicos, hospitalares e odontológicos; de janeiro a agosto deste ano, cerca de 2 milhões de atendimentos foram autorizados.
CorreiosPar — A CorreiosPar integra as estratégias estabelecidas a partir da sanção da Lei 12.490/11 e previstas no Plano Estratégico Correios 2020 para revitalizar a empresa e garantir a sua sustentabilidade. Tem por objeto constituir subsidiárias e/ou adquirir e controlar participações acionárias estratégicas. Neste primeiro momento, em cumprimento do seu planejamento estratégico, a Diretoria da CorreiosPar está estruturando a empresa – elaboração de normativos, implementação de estrutura administrativa etc. Mesmo nesta fase de organização, a CorreiosPar já está executando sua atividade-fim: está encaminhando para apreciação do Ministério das Comunicações processo documentado com solicitação de autorização para constituição de subsidiária integral no mercado de seguros, a Postal Corretora S/A, e tem acompanhado os demais projetos de parcerias estratégicas dos Correios. Por fim, cabe registrar que o projeto de aquisição de participação acionária em empresa de transporte aéreo de cargas foi objeto de negativa do TCU com base no entendimento que os Correios não poderia realizar a contratação direta da empresa resultante desta transação e não em suposições divulgadas pela imprensa.
Resultados Econômico-Financeiros — Os lucros obtidos pela empresa desde 2011 foram os maiores da história. Além disso, ao longo dos últimos cinco anos, os Correios tiveram expansão sustentável de negócios, com aumento de 32% na receita de vendas e de 33% na receita total – só em 2014, a receita de vendas cresceu 8,4%. Entre 2011 e 2014 investimos quase R$ 2 bilhões. O maior impacto no resultado de 2014 decorre de um avanço histórico: a empresa adequou seu balanço às normas internacionais de contabilidade, o que permitiu que a auditoria externa independente o aprovasse sem ressalvas — em 2010, houve 12 ressalvas apontadas no balanço. Cerca de R$ 1 bilhão foi provisionado no exercício em favor dos empregados dos Correios, para previdência complementar e plano de saúde.
Modernização dos Correios — O processo de revitalização resulta do esforço e estudo dos trabalhadores dos Correios em parceria com grupo interministerial criado para essa finalidade. O principal marco desse processo foi a sanção da Lei 12.490/11, que ampliou as atividades e permitiu aos Correios atuar no exterior; nos segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e de logística integrada; constituir subsidiárias; adquirir controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas; firmar parcerias comerciais que agreguem valor a sua marca e a sua rede de atendimento.
Além disso, foi implantado um novo Estatuto Social, que traz novas ferramentas de gestão corporativa, tais como vedação do presidente acumular presidência do Conselho de Administração, instituição de assembleia geral e obrigatoriedade de publicação de balanços auditados. A partir disso os Correios elaboraram um planejamento estratégico de longo prazo, com envolvimento de mais de uma centena de trabalhadores efetivos; implantaram o projeto de Melhoria da Gestão, com revisão de processos e estabelecimento de indicadores; e estão implantando uma nova estrutura organizacional, alinhada aos objetivos estratégicos.
As mudanças foram baseadas em exemplos de outros correios do mundo com o objetivo de rentabilizar a estrutura existente por meio de novos serviços, garantindo a sustentabilidade da empresa frente à redução do volume de mensagens em papel e possibilitando a oferta de serviços mais adequados à necessidade atual da sociedade. Todo esse processo resulta em uma nova empresa; portanto, é natural que os Correios tenham uma nova marca e essa prática é adotada pelas maiores empresas do mundo.
Clima interno — Em 2011 os Correios realizaram o maior concurso público da história do Brasil. Desde então, o efetivo foi aumentado em 13 mil vagas, passando de 107 mil trabalhadores em 2010 para os atuais 120 mil. Nenhuma contratação foi realizada nos Correios de forma ilegal. Cabe ressaltar que nesse período a esmagadora maioria do corpo estratégico dos Correios manteve-se composta por dezenas de funcionários efetivos, de longa carreira, ocupantes de cargos de chefes de departamento e diretores regionais.
Todos os fatos acima esclarecidos contribuíram para a melhoria dos indicadores dos Correios — por exemplo, o índice de qualidade operacional, que vem aumentando gradativamente desde 2010. Conforme atestado por diversas pesquisas de opinião e prêmios, os Correios continuam uma empresa pública forte e à altura da confiança que a sociedade brasileira historicamente depositou na instituição.