Prezado Associado,
Veja abaixo a resposta do Postalis aos questionamentos que a ADCAP tem feito em relação a situação do Instituto. Acima nossa tréplica reforçamos nossa insistência para que todos os fatos sejam esclarecidos e resolvidos.
ADCAP INSISTE EM ESCLARECIMENTOS
Quando a ADCAP questiona “Qual é a real situação do POSTALIS?” e externa sua preocupação com a falta de transparência e descaso por parte do Instituto com os seus participantes, o faz movida por razões cristalinas, como, por exemplo:
a) o fato de que os participantes não são informados sobre a real situação atuarial do POSTALIS no presente – que parece ser gravíssima, na ordem de bilhões de reais em déficit – e nem de quanto isso impactará nas contribuições e benefícios;
b) o fato de que os participantes só ficam sabendo pela imprensa das desastrosas aplicações realizadas pelo POSTALIS; foi assim com vários casos, como, por exemplo, o dos títulos públicos da Argentina;
c) o fato de que nenhum ex-dirigente do POSTALIS devolveu ao Instituto os valores dos prejuízos que causou com investimentos no mínimo inexplicáveis.
Por todas essas razões e porque a ADCAP entende que um fundo de pensão não pode estar a serviço de partidos políticos nem de outros interesses estranhos aos interesses de seus participantes e beneficiários, a ADCAP decidiu que continuará buscando a reparação dos prejuízos de nossos associados noutros fóruns e com outros interlocutores, já que também a direção da Empresa não tem demonstrado interesse com relação às questões alusivas ao POSTALIS, apesar de sua corresponsabilidade no tema.
Entendemos que o diálogo é uma importante ferramenta para uma relação sustentável, porém a confiança entre as partes é essencial para que isto se estabeleça. Com o Postalis, estamos carentes de confiança, onde sejam cumpridos rigososamente os acordos, normas e regras de uma boa, saudável e transparente gestão. Apenas reuniões, diálogos inconsistentes, promessas ainda não são suficientes para reverter nossa descrença e resolver os graves problemas que afetam os resultados do fundo e, consequentemente, do nosso futuro.
Queremos a verdade, a ética. Queremos nosso Postalis saneado. Queremos nosso futuro garantido.
Atenciosamente,
Diretoria Executiva da ADCAP Nacional.
POSTALIS RESPONDE A QUESTIONAMENTOS DA ADCAP
Em resposta à matéria publicada no site da ADCAP, em 11/08/14, intitulada “Qual a real situação do Postalis”, a Diretoria Executiva do Postalis enviou carta àquela associação manifestando a sua estranheza com relação à alegação de falta de transparência e descaso da parte do Instituto para com os seus participantes e assistidos.
Na correspondência, a diretoria enumera as várias situações em que o presidente do Postalis esteve em reunião com participantes para prestar esclarecimentos sobre o Instituto, não só na Administração Central como em outras regiões do país.
Além disso, chama a atenção para o espaço de diálogo criado com as entidades representativas de participantes, por meio de reuniões bimestrais na sede do Instituto. Na última reunião, ocorrida em julho, após leitura de uma carta alegando razões diversas, a ADCAP preferiu se retirar. O encontro terá sua terceira edição no dia 09/09/2014.
A carta traz também o relato de medidas tomadas pelo Postalis para melhor a governança e dar mais transparência à gestão como, por exemplo, a publicação mensal, desde outubro de 2013, do boletim Postalis em Números, que permite ao participante acompanhar de perto a situação financeira de cada um dos planos.
A diretoria executiva reitera que está à disposição para esclarecer os participantes sobre a situação dos planos e ressalta que os canais de comunicação do Instituto estão sempre abertos aos questionamentos dos participantes.