Eleições Postalis 2017

postalis2017-previas

Candidatos ao Diretor de Benefícios:

ANGELO SARAIVA DONGA – DF

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Compromissos de Campanha 

Contra a ingerência política

Esta é a origem de todos os males do Postalis. Sendo assim, nosso compromisso é o de que nenhum ato ou assinatura  da nossa parte servirá para respaldar, acobertar ou acomodar qualquer interesse político.

O Interesse do Participante Acima de Qualquer Outro

O patrimônio do Postalis pertence aos participantes e a mais ninguém. Ainda que a patrocinadora contribua, sim, com a sua parte, parte esta que nada mais é do que fruto diretos do trabalho dos participantes, o destino de todo o recurso que entra no Postalis, direta ou indiretamente, é o de pagar benefícios aos participantes.  Nenhum interesse, seja de particulares, partidos, sindicatos ou associações deve se sobrepor ao interesse dos participantes. Deste princípio básico decorrem as seguintes diretrizes:

Nenhuma despesa que não agregue valor à finalidade do Postalis deve ser tolerada

Somos contra, por exemplo, ao pagamento de quarentenas a ex-dirigentes, pois trata-se de apenas mais uma regalia que não retorna nenhum benefício aos participantes. Que mal um ex-dirigente pode fazer ao Postalis que já não pode ter feito quando estava no posto? O que tem que existir é caráter, pois, na ausência deste, não será o pagamento de quarentena que impedirá o dito cujo de prejudicar o Postalis.  Todas as despesas com consultorias, escritórios de advocacia e demais fornecedores devem ser avaliadas sob o mesmo prisma, qual seja: qual o benefício que elas retornam aos participantes?

Promoções e demissões de pessoal devem se dar mediante a aplicação de critérios, e não de forma subjetiva

A ausência de fundamentação técnica e objetiva para promover ou demitir empregados cria um ambiente de compadrio, que reprime o senso crítico dos profissionais, tão necessário neste ramo de atividades, e o que é pior: fomenta a proliferação de posturas subservientes, com a qual as pessoas se sujeitam a fazer qualquer coisa para manter ou melhorar seus salários.

Todo prejuízo causado ao Postalis deve dar causa a apuração de responsabilidade

Quem quer que tenha atuado em prol da decisão de investir deve demonstrar que se conduziu em nome da melhor técnica e da honestidade. A velha desculpa de que o Postalis levou azar em determinado investimento não cola mais. Os participantes já estão pagando uma contribuição extraordinária de 17,92%, que, em breve, será acrescida de outra mais no valor de 2,73%. Isto sem contar os 9% que os aposentados já pagam independentemente de qualquer coisa. Enquanto isso, ex-dirigentes que contribuíram para todo esse prejuízo mensalmente sentido no bolso de cada participante e assistido, além de não terem contra si qualquer medida administrativa ou judicial movida pelo Postalis, ainda recebem benefícios do fundo.

Não às aplicações de risco!

Enquanto os títulos públicos e as aplicações em fundos de renda fixa estiverem apresentando rendimentos satisfatórios, não há que se recorrer a aplicações de risco, principalmente, enquanto estivermos na ausência de sinais efetivos no sentido de que a economia vai sair do buraco o ambiente político vai se estabilizar. Somos totalmente contrários, por exemplo, à recente decisão da diretoria do Postalis de investir R$ 178 milhões do Postalprev em seis fundos de ações, principalmente, quando quatro deles são administrados por ninguém mais, ninguém menos do que o nosso velho conhecido BNY Mellon, acusado pelo próprio Postalis de lhe ter causado prejuízos bilionários. Entendemos, por exemplo, que o participante do Postalprev deve escolher o perfil de investimentos em que sua reserva de poupança deve ser aplicada. Não tem sentido lógico que, alguém que foi posto lá no Postalis por um político que nunca contribuiu com um centavo para o fundo, decida o que vai fazer com nosso dinheiro sem que possamos, pelo menos, indicar em quais segmentos de aplicações queremos que o mesmo seja investido.

Além de todos os prejuízos que já nos causaram

Com os quais ainda teremos que conviver por décadas, a incidência das contribuições extraordinárias tem gerado uma série de outros transtornos aos participantes e, principalmente, aos aposentados, que tiveram sua margem de consignação estourada e/ou que estão, hoje, recolhendo IRPF sobre uma renda que nunca auferiram. E o que se observa é o Postalis lavando as mãos diante disso tudo como se isso fosse um problema dos participantes , e não dele. Se não é possível ainda reduzir as contribuições extraordinárias, que pelo menos o instituto se mova no sentido de encontrar alternativas que minimizem os injustos transtornos que vem sendo vivenciados pela categoria.

Entendemos que a dívida que foi assumida pela ECT quando do saldamento do Plano BD deve ser honrada

Não deve haver qualquer atitude conformista da parte do Postalis em relação a este ponto. Entendemos que o Postalis deve, inclusive, traçar estratégias conjuntas com a ADCAP e outras entidades que também movem ações para que a ECT volte a pagar a RTSA. O atual  presidente dos Correios, no início da sua gestão e em diversas oportunidades, se manifestou no sentido de que a Empresa deveria voltar a pagar a RTSA, promessa esta que foi replicada por lideranças do Postalis, tanto indicadas quanto eleitas. Passados alguns meses, nada mais se ouve falar sobre o assunto e, enquanto isso, no mínimo 3% da contribuição extraordinária que vem sendo subtraída da nossa renda se deve a isso que, na CPI dos Fundos de Pensão, foi declarada como uma pedalada que os Correios aplicaram no Postalis.

Em linhas gerais, estes são os nossos compromissos de campanha, compromissos estes que não representam nada de novo em relação a tudo que a ADCAP sempre defendeu, mas que os vão subscritos não apenas por nossos nomes, mas também por nossa história. História esta que certamente contém  erros e acertos, mas que, no âmbito da ECT, do Postalis e da própria ADCAP, nunca foi de omissão e de complacência com o que não é correto e justo.

Contamos com seu apoio! ANGELO DONGA

GERSON MENEZES MESQUITA - CE

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  • Zelar pelo fiel cumprimento das normas e políticas de administração definidas pelo Conselho Deliberativo.
  • Trabalhar em prol da realização das operações relacionadas aos benefícios, dentro dos objetivos do Postalis.
  • Apresentar propostas de alteração e adequação do plano de benefícios de forma a atender as legislações e atualizações existentes.
  • Propor ações visando a sustentabilidade do plano de benefícios.
  • Recomendar a realização de inspeções, auditorias, tomadas de contas, estudos técnicos ou pareceres de profissionais de quaisquer especialidades, a fim de garantir a manutenção e saúde do Postalis.

Sou Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará, inscrito na OAB-CE sob no. 23.615, especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela FAERPI, licenciado em Pedagogia e Matemática com especialização em Metodologia do Ensino Fundamental pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Ingressei na ECT em 16/04/2002, na DR Ceará, sou optante do Postalis desde 2002, quando do meu ingresso na ECT. Exerci as funções de Instrutor dos Correios (2006 a 2015) e de Inspetor Regional (2015 a 2016).

Fui Presidente e fundador da Associação dos Servidores da Educação no município de Cruz/CE. Atualmente faço parte da Diretoria Executiva da ADCAP Núcleo Ceará.

Tenho experiência em atividades de controle de processos administrativos nas áreas de educação corporativa, de Região Operacional e de Vendas, bem como na Gerência de Segurança Empresarial, especificamente na autuação de processos e controles internos.

Atualmente desenvolvo atividades de suporte administrativo e respondo pela Coordenadoria Administrativa da REVEN/CE/01.

JORGE CELSO GOBBI – RS

gobbi

Matrícula: 8.008.157-6
Lotação: SQUA/GERAT/DR/RS
Data de admissão nos Correios: 08/08/74
Cargo: Analista de Correios Sênior
Data de filiação ao Postalis: desde sua criação em 1981
Formação: Administrador de Empresas
Funções exercidas nos Correios: Chefe de Agência, Chefe de REVEN, Gerente de Operações, Diretor Regional Adjunto e Diretor Regional, todas na DR/RS
Cargos ocupados fora dos Correios: Secretário Estadual de Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul, com o Instituo de Previdência do RS vinculado.

PLATAFORMA

ENQUANTO MEMBRO DA DIRETORIA EXECUTIVA

1.1. Atuar pela boa gestão do Instituto, com eficiência, eficácia, ética e transparência

1.2. Desenvolver empenho para a responsabilização judicial de ex-dirigentes que causaram prejuízos ao Fundo, com a consequente devolução dos valores desviados

1.3. Atuar para forte redução das despesas administrativas

1.4. Ajudar a implementar mais ações no sentido de que a Patrocinadora pague a RTSA – Reserva Técnica Sobre Serviços Anteriores, contribuindo para a diminuição das contribuições atuais

1.5. Atuar junto aos demais Membros da Diretoria Executiva para a redução em 40% (quarenta por cento) da atual remuneração dos Diretores do Instituto

1.6. Agir junto aos demais Membros da Diretoria Executiva para a não aplicação da Lei da Quarentena, através da qual um Diretor que sai continua a perceber remuneração por 1 (um) ano.

1.7. Atuar junto aos demais Membros da Diretoria Executiva no sentido de encaminhamento de proposição ao Conselhos Deliberativo e Fiscal para que a remuneração mensal dos respectivos componentes continue a corresponder a 10% (dez por cento), mas com base em 12 (doze) salários anuais e não em treze, como é atualmente

1.8. Estar atento a quaisquer tentativas de ações que resultem em perdas para os participantes/assistidos do Instituto

1.9. Trabalhar para maior e permanente transparência quanto aos investimentos do Fundo, com os participantes/assistidos sendo devidamente informados a respeito

ENQUANTO DIRETOR DE BENEFÍCIOS

2.1. Atuar no sentido de assegurar o cumprimento dos regulamentos dos Planos, visando sempre a garantia dos direitos dos participantes/assistidos

2.2. Agir no sentido de buscar acordos que ponham fim a demandas judiciais, focando nos direitos dos participantes/assistidos

2.3. Lutar para assegurar aos participantes do BD Saldado, vinculados ao Regulamento original (1981), o direito de usufruir o benefício de aposentadoria ao atingir os requisitos estabelecidos naquele Regulamento, no qual não constava a exigência de rompimento do vínculo empregatício, encerrando, com isso, as ações judiciais que estão gerando despesas para o Postalis; é necessário que se faça justiça a todos os participantes nessa condição, uma vez que alguns obtiveram esse direito na Justiça e outros não; os cálculos atuariais têm como premissa a aposentadoria aos 58 anos, não havendo, portanto, impacto financeiro que o Postalis não possa suportar.

2.4. Trabalhar em ações que restabeleçam a relação de confiança dos participantes/assistidos com o Postalis

2.5. Atuar em ações que possam melhorar, cada vez mais, o atendimento e o relacionamento entre o Instituto e os participantes, notadamente nos Núcleos Regionais

2.5. Manter um canal permanente de comunicação com os filiados ao Instituto

JORGE LUIZ GONZAGA RIBEIRO – SC

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Um dos principais problemas do POSTALIS, junto aos seus Participantes, Beneficiários e Assistidos, é a cobrança de taxa extra, para cobrir os prejuízos.

Para acabar com essa cobrança, há a necessidade várias ações, que já implementamos por meio do planejamento estratégico 2017/2020, além do seguinte:

  • Aprimorar o atendimento aos Participantes, Beneficiários e Assistidos, presencial e a distância.
  • Reduzir o tempo de concessão de benefícios.
  • Atuar, em conjunto com as demais Diretorias, pela busca da recuperação dos prejuízos e a consequente redução ou extinção do percentual da taxa extra.
  • Criar canal exclusivo para atendimento aos aposentados.
  • Aprofundar os estudos para redução da taxa de custeio de 9%, cobrada dos aposentados.
  • Viabilizar o desconto da mensalidade dos Associados da ADCAP, aposentados, na folha de pagamento do Postalis.

JOSÉ MARIA DOS SANTOS SILVA – DF

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  • Dedicação integral para que o atendimento de todos os beneficiários tenha a qualidade esperada e atenda aos padrões praticados pelo mercado ou Fundos de Pensão similares;
  • Melhorar os canais de comunicação com os Participantes e Assistidos estabelecendo um canal direto e amplo de relacionamento;
  • Estabelecer procedimento de benchmarking com o mercado previdenciário brasileiro;
  • Implementar transparência nos processos geridos pela Diretoria e na divulgação dos resultados alcançados, tendo sempre como base a aferição das expectativas dos participantes e assistidos;
  • Trabalhar em alinhamento com os Conselheiros do POSTALIS (eleitos e os indicados pela Patrocinadora) para a identificação e aplicação de oportunidades de melhorias na Diretoria;
  • Intensificar relacionamento com as Associações e Sindicatos dos Correios para melhorias na gestão dos produtos entregues aos participantes e assistidos.

Sou formado em Administração Postal, Administração de Empresas e especialização em Administração Empresarial Avançada (UFPa) e MBA em Finanças Corporativas (IBMEC). Em conclusão: Gestão Previdenciária – Regimes Próprios de Previdência.

Experiência profissional pertinente:

Na DR/PA: Gerente Regional, Chefe dos Inspetores Regionais, Chefe de Agência Central e Diretor Regional Adjunto do Pará/Amapá;

Na DR/PE:  Subgerente de Correspondência Agrupada e Chefe da Inspetoria Regional;

Na AC: Assessor de Diretoria PR/DIR, Gerente Corporativo de Controle de Receitas (Financeira) e Gerente Corporativo de Prevenção e Apuração de Ilícitos (Segurança Empresarial).

POSTALIS/Correios: Coordenador Nacional da Implantação e treinamento dos multiplicadores do processo de migração do plano BD Saldado para o POSTALPREV (2008).

Na ADCAP: Presidente do Núcleo Regional do Pará, Conselheiro Fiscal Nacional eleito e Diretor de Relações Funcionais da ADCAP Nacional.

Venho colocar toda essa Experiência e vivência administrativa íntegra e responsável para montar nossa base de gestão na DIRETORIA DE BENEFÍCIOS e poder contribuir mais de perto com a recuperação, com o soerguimento, do POSTALIS.

VIRGÍLIO BRILHANTE SIRIMARCO – DF

virgilioPLATAFORMA

virgilionopostalis.blogspot.com.br

Os meus compromissos, com você participante, são os seguintes:

  1. Atuar para a melhoria dos Planos e redução dos custos de administração.
  2. Reconstituir as reservas do Plano BD, com a retomada dos pagamentos da RTSA pela Patrocinadora.
  3. Atuar para recuperar os investimentos fraudados e na punição dos responsáveis.
  4. Atuar para revisão dos equacionamentos, com redução dos valores de contribuição dos participantes e assistidos.
  5. Atuar para reconquistar o respeito dos participantes e assistidos, combatendo a interferência política.

O participante em primeiro lugar!

Perfil

Mineiro de Juiz de Fora/MG, Virgilio, tem 57 anos, pai de 2 filhos. É Administrador Postal e tem pós graduação em Marketing e Negócios pela FGV. Entrou nos Correios em 1980, nos seus 36 anos na Empresa trabalhou nas Regionais de Noroeste (Acre e Rondônia) e Espírito Santo. Está na Administração Central desde 1999. Em Brasília trabalhou também na Presidência da República e na Empresa Brasil de Comunicações. É filiado a ADCAP desde o início e foi Presidente do Núcleo do Espírito Santo. Virgilio ocupou diversas funções: Chefe de Zona Postal, Chefe de Centro Operacional, Gerente Comercial, Gerente de Atendimento, Gerente Comercial, Chefe de Departamento, Assessor Executivo, Consultor, Superintendente e Diretor de Recursos Humanos. Na Presidência da República foi assessor DAS 5 e na Empresa Brasil de Comunicação além de Gerente Executivo foi Diretor de Administração e Finanças e Membro e Presidente do Conselho de Administração da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto.

WILLIAN FURTADO SOUZA – PA

willianPLATAFORMA

Atuar de forma incisiva em favor de todos os participantes e assistidos, junto a gestão do Postalis, auxiliando-os, diretamente em seus respectivos pleitos. É proposta também,   dá apoio pessoal a esses beneficiários, aposentados e pensionistas, em ações remuneratórias de seus interesses, fazendo o contato direto, ou seja atendimento personalizado com esse participante, dando-lhes os esclarecimentos necessários, que precisam, pois muitas das vezes, deixam de receber à atenção devida, também vamos:  EXIGIR TRANSPARÊNCIA NA CONDUÇÃO DO INSTITUTO PARA QUE OS EMPREGADOS DA ATIVA, APOSENTADOS E PENSIONAISTAS, NÃO PADEÇAM COM DESCONTOS, E SEJAM PREJUDICADOS PELOS PREJUÍZOS, CAUSDADOS POR TERCEIROS, EM RAZÃO DOS INVESTIMENTOS FRAUDULENTOS, QUE DILAPIDARAM OS RECURSOS DO POSTALIS, PRETENDEMOS AINDA, QUE TODOS OS RESPONSÁVEIS PELA MÁ GESTÃO DAS RESERVAS DO FUNDO, SEJAM CONDENADOS A INDENIZAR O NOSSO PATRIMÕNIO E RECOMPOR O PREJUÍZO CAUSADO, uma das principais bandeira de atuação. Lutar em defesa dos associados, para que os recursos sejam aplicados tecnicamente em benefícios dos segurados, promover campanha para realizar cortes imediato em gastos das Despesas Administrativas do Postalis. É vontade de concorrer ao cargo de Diretor de Benefícios, para que junto poder cobrar da diretoria, mais transparência nas ações e aplicações do instituto, pois uma das propostas também, é rever questões remuneratórias praticadas no instituto, equivalentes às do mercado de previdência complementar. Trabalharemos ainda, em prol dos Participantes e Assistidos, no intuito de rever e dá celeridade em ações, porventura existentes na justiça, que envolva interesses de participantes, assistidos e pensionais. Queremos representá-los à frente da Diretoria de Benefícios, para com o apoio dos participantes, associados e pensionistas, e mais as entidades representativas, sustar os descontos das contribuições extraordinárias, que atualmente penalizam a todos os participante. Vamos optar pelo novo para fazer diferente, vote na transparência.

Candidatos ao Conselho Deliberativo:

CAIO FLÁVIO FÉLIX DE OLIVEIRA – RS

caio-felixIngressou nos Correios em 1980 através do Curso de Administração Postal, ocupou diversas funções na Diretoria do Rio Grande do sul desde chefe centro operacional subgerente, gerente, coordenador regional de operações e Diretor Adjunto. Graduado em Administração de Empresas desde 1998, atuou externamente aos Correios, corno Superintendente de Transportes do Estado do RS e Assessor Parlamentar. Atualmente trabalha na Assessoria de Desenvolvimento de Mercado em Porto Alegre e possui especialização em investimento e mercado financeiro, com certificação e habilitação da Comissão de Valores Mobiliários, conhecimento essencial para atuar no Conselho Deliberativo do Postalis.

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Formado em Administração Postal pela ESAP, ingressou na ECT em 1980, exerceu atividades em Brasília e do Rio Grande do Sul, onde ocupou diversas funções, iniciando como chefe de seção até Diretor Regional Adjunto. Graduado em Administração de Empresas, hoje é especialista na área financeira e investimentos, com certificação da Comissão de Valores Mobiliários-CVM.

Minha principal luta no Conselheiro Deliberativo, será voltada para a eliminação dos descontos do Postalis, que hoje corroem as finanças de milhares de colegas e aposentados.

Através da implementação das seguintes ações:

  • Recuperar os 5 bilhões devidos pelo BNY Mellon, movendo uma ação contra o BNY nos Estados Unidos;
  • Buscar apoio jurídico político, para forçar a ECT a pagar os 1,5 bilhões que deve ao Postalis;
  • Reduzir o custo fixo  do Postalis, visando diminuir para 3% a taxa de administração cobrada dos aposentados.
CARLOS ANTÔNIO ORÉFICE – RJ

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POSTALIS TRANSPARENTE E SUSTENTÁVEL E PARTICIPATIVO
Caros colegas tenho mais de 40 anos de Correios. Iniciei minha vida profissional em São Paulo onde fui chefe de Agencia, Chefe de CT, entre outras ocupações. Em 1998 fui transferido para a AC – Brasília. Na AC participei do projeto de criação da ÚNICO, hoje chefiada por pessoa que não pertence ao quadro de pessoal dos Correios. Por quase 10 anos fui pauteiro da VIGEP. Nessa tarefa tinha como minha responsabilidade analisar e emitir parecer dos relatórios que seriam apreciados na Reunião da Diretoria Executiva. Ttive a oportunidade de impedir que muitas arbitrariedades fossem cometidas. Como não me curvei ao aparelhamento ´político da ECT e incomodava muito, em janeiro de 2014 fui destituído da minha função e transferido para o Rio de Janeiro. Logo em seguida acabaram com a reunião dos pauteiros e concretizou-se o abuso e a arbitrariedade tais como: suspensão da dívida da ECT com o Postalis, cancelamento da ITF, modificação da forma de pagamento do abono de férias, suspenção da férias dos empregados, e por ai vai. Em junho me desligarei da Empresa e pretendo me dedicar ao Postalis, portanto, necessito de tua ajuda para me eleger como membro do Conselho Deliberativo do Postalis.

Minha atuação no Conselho Deliberativo do Postalis será pautada em três premissas:

  • Transparência
  • Sustentabilidade
  • Participação efetiva dos participantes.

Transparência – toda e qualquer ação do Postalis tem que ter claro seus objetivos e ganhos para a entidade, possibilitando assim, avaliação pelos participantes da atuação dos Diretores e resultados.

Sustentabilidade – toda ação tem que ter como objetivo a sustentabilidade financeira dos Planos e sem ocultar os riscos.

Participação – que considero o mais importante, pois, a participação efetiva dos afiliados representa a força da instituição e impede o apoderamento da mesma por partidos e entidades oportunistas mantendo-a fiel a sua proposta de criação. Para tanto me esforçarei para criar meios de envolver e conscientizar os filiados e beneficiários, tomarmos as rédeas do Postalis que a nos pertence.

Se você quer um Postalis independente e sustentável estamos juntos, conto com você.

EDGARD DE AGUIAR CORDEIRO – SPI

edgardIngressou na ECT em 1974, é Analista de Correios Sênior, com 42,5 anos de Empresa, é lotado no CTCE Ribeirão Preto DR/SPI. Ocupou as funções de: Chefe de Setor de Correspondências Simples, Gerente de Centro Operacional, Gerente de REOP, Assessor do Diretor Regional, Gerente de CTO e Gerente de CTCE.

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Guarulhos/SP, com MBA em Gestão da Administração pela Fundace USP SP.

Participante e coordenador de diversos grupos de trabalho e comitês. Foi Examinador do Programa Nacional de Qualidade – PNQ, do PQGF no Governo Federal e MEC Correios.

PLATAFORMA

As 10 principais propostas que apresentarei são:

  • Não aprovarei contribuições extras ao POSTALIS, inclusive a que está prevista a partir de abril/2017 em 2,73%, que elevará a extra para 20,65%, que somada aos 9% pagos pelos aposentados, elevará o desconto total para 29,65%.
  • Proporei redução na contribuição mensal dos aposentados de 9% para 7%.
  • Lutarei para que a ECT volte a pagar a RTSA pois, foi a Empresa que fez o saldamento do BPS por sua iniciativa e, não é justo pagarmos por isto.
  • NÃO aprovarei a indicação do Presidente ou de Diretores do POSTALIS externos aos Correios pois, todos foram uma tragédia na administração.
  • Proporei a extinção da ajuda de custo para os Membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal do Postalis.
  • Não aprovarei alterações nos planos de benefícios do POSTALIS que causem prejuízos aos ativos e aposentados.
  • Proporei aos Órgãos reguladores o aumento de 15% para 30% dos limites atuais de empréstimos aos funcionários.
  • Proporei o enxugamento da estrutura e dos gastos administrativos do POSTALIS.
  • Proporei que o Postalis tenha Comitê próprio de investimentos e, não contrate Gestores externos para esta atividade, para evitarmos os rombos ocorridos.
  • Denunciarei à PREVIC, a Polícia Federal e, ao Ministério Público Federal todo e quaisquer desvios de recursos do Postalis que tenha conhecimento.

Não abra mão do direito de fazer a sua escolha.

Agradeço e, se quiser debater as propostas me ligue: (16) 99458.0216 ou mande email edgard.cordeiro@uol.com.br

GILBERTO MATOS SOBRINHOMG

gilbertoPLATAFORMA

Prezados colegas da ADCAP.

Sou Gilberto Matos Sobrinho, tenho 49 anos, sou formado em Administração e Gestão de Negócios, trabalho nos Correios desde 1994 sendo que há 19 anos ocupo posição de gestão, sou primeiro suplente do conselho fiscal da ADCAP Nacional e diretor de comunicação da ADCAP Minas.

Coloco meu nome à disposição para o cargo de Conselho Deliberativo na prévia da ADCAP.

Nossas ação serão baseadas nos pilares, “Estabilidade do plano e tranquilidade do participante.”

Abaixo apresento algumas das propostas para a nossa gestão.

  1. Todas as decisões da diretoria executiva serão criteriosamente analisadas e só serão aprovadas se entendermos que os nossos pilares foram atendidos.
  2. Não aprovarei a prática de custeio dos planos de benefícios como opção imediata, por entender que existem muitos enxugamentos e ressarcimentos a serem realizados e que esta conta não deve ser paga pelos participantes.
  3. Proporei a reestruturação organizacional e um modelo de gestão que todo funcionário do Postalis deverá realizar uma prestação de contas das suas atividades, o objetivo é a otimização dos recursos e redução de custos.
  4. Rigor na aprovação de nomes de diretores indicados, inclusive analisando a relação do currículo com as atividades a serem desenvolvidas e a resposta positiva aos pilares da nossa proposta.
  5. Critério na aprovação de orçamentos anuais/plurianuais, planos estratégicos, criticidade na aprovação dos relatórios anuais e só aprovaremos investimentos, desinvestimentos e qualquer aplicação de recursos, se este estiver condizentes com nossos pilares, chega do assistido pagar a conta.
  6. Todo contrato para ser aprovado deverá ter um plano de ação com definição de datas que deverão ser criteriosamente cumpridas e serão acompanhados pelo conselho.
  7. Proporei uma revisão completa do estatuto e do regulamento interno para que todas as cláusulas tenham como foco a perenidade do plano e a tranquilidade do participante.
  8. Proporei que os indicados para representar o Postalis em empresas que tenha participação acionária deverão apresentar um plano de ação que será criteriosamente acompanhado pelo conselho.
  9. Todas as irregularidades comprovadas no plano serão imediatamente denunciadas aos órgãos competentes.
  10. Todas as nossas ações serão divulgadas aos assistidos através de canais de comunicação existentes.
HEYDER JORGE HORTA BARBOSA – PE

heyder

Admitido em 04/09/1978, por concurso público, iniciou a sua carreira como Administrador Postal, com atuação nas áreas Postal, Comercial, Planejamento e de Pessoal. A maior parte da sua carreira se deu na área comercial onde, entre outras atividades, atuou na GEVEN, Assessor de Diretoria  e REVEN. Principais funções exercidas nos Correios: Gerente  de Recursos Humanos : 21/08/2000 a 12/02/2002; Assessor Regional  DR/PE : 13/02/2002 a 26/08/2002; Gerente de Vendas: 27/08/2002 a 31/07/2003; Assessor de Diretoria – DICOM : 07/02/2007 a 31/08/2009; Chefe de Seção de Planejamento e Avaliação de Gestão – APLAQ/PE: 01/06/2010 a 14/04/2016; Gerente da REVEN-01-PE: a partir de 10/01/2016.

PLATAFORMA

  1. Atuar única e exclusivamente no interesse e proteção dos participantes, beneficiários e assistidos.
  2. Sugerir e apoiar medidas que contribuam para aumentar ainda mais o grau de profissionalização dos empregados do Postalis, em especial da sua Diretoria.
  3. Ser criterioso na aprovação das políticas de investimentos e dos planos de aplicação dos recursos.
  4. Atuar em parceria e cooperação com os profissionais que atuam no Postalis, em especial com os demais membros eleitos do Conselho Deliberativo, Fiscal e da Diretoria, visando sempre a segurança, o crescimento e a sustentabilidade do Postalis.
  5. Cumprir e aplicar o Estatuto, Regulamentos, Código de Conduta e Ética do Postalis e demais normativos que garantam ou contribuam para o perfeito funcionamento da entidade.
  6. Atuar e contribuir para a recuperação dos ativos perdidos nos últimos anos, decorrentes de fraudes ou má gestão.

Administrador, Analista de Correios Sênior, após concluir o curso de Administração Postal, iniciou sua carreira nos Correios Diretoria de Pernambuco em 1980, onde atuou gerenciando as Áreas Postal, RH, Comercial e de Atendimento. Também já atuou na Administração Central, como Analista XI, assessorando a extinta DICOM. Atualmente, além das atividades profissionais, dirige a ADCAP de Pernambuco e participa da direção nacional da Adcap Nacional.

JOAQUIM EDEVAL REGIS MAGALHÃES – DF

joaquim-edevalExperiência profissional no Correios: início em 1997 trabalhando em processos de contratação, em gestão e fiscalização de diversos contratos para prestação de serviços nas áreas de gestão projetos, desenvolvimento e manutenção de sistemas e infraestrutura de tecnologia.  Ocupando funções de assessor de chefe de departamento – CIPRO, subchefe de Departamento – DPROD Gerente de projeto nível I – GPGEM implantação do ERP e Gerente Corporativo DPROR. Atualmente trabalhando no DEGOR na equipe de relacionamento de TIC com a área de encomendas. Participação na Diretoria da ADCAP – Brasília na Diretoria de Negócios de Correios: 2010-2013,  Diretoria Econômico Financeira: 2013-2016, Secretário Geral: 2016 – atual. Formação: Ciências Econômicas, Especializações: Planejamento Governanta e Análise de Sistemas. Pós Graduação: Gestão em Tecnologia da Informação. Experiência profissional fora dos Correios: Trabalho como técnico, coordenador e gestor em empresas de tecnologia nacionais (Edisa, Labo e Medidata) empresa multinacional – Burroughs atual Unisys.

PLATAFORMA

Nosso compromisso é trabalho responsabilidade e respeito.

Trabalho diuturno para assegurar as devidas atualizações da  política de investimento, do estatuto e Código de Ética do Postalis,  acompanhamento da execução das ações e projetos, bem como  monitoramento dos resultados,  propondo e aprovando os ajustes que se fizerem necessários.

Responsabilidade com o patrimônio dos participantes e  beneficiários estabelecido medidas que assegurem o cumprimento dos compromissos do Postalis, por meio de investimentos que assegurem a rentabilidade para atingimento das metas atuariais, com a menor exposição a riscos.

Respeito com os participantes e beneficiários,  verdadeiros donos do patrimônio que o Postalis zela, afinal esse patrimônio não é só financeiro, ele representa sonhos e é garantia de uma vida digna, conquistada com muito trabalho ao longo das vida de cada um.

JOSÉ GARCIA MENDES – SP

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Compromissos de Campanha de Mendes  

Contra a ingerência política

Esta é a origem de todos os males do Postalis. Sendo assim, nosso compromisso é o de que nenhum ato ou assinatura  da nossa parte servirá para respaldar, acobertar ou acomodar qualquer interesse político.

O Interesse do Participante Acima de Qualquer Outro

O patrimônio do Postalis pertence aos participantes e a mais ninguém. Ainda que a patrocinadora contribua, sim, com a sua parte, parte esta que nada mais é do que fruto diretos do trabalho dos participantes, o destino de todo o recurso que entra no Postalis, direta ou indiretamente, é o de pagar benefícios aos participantes.  Nenhum interesse, seja de particulares, partidos, sindicatos ou associações deve se sobrepor ao interesse dos participantes. Deste princípio básico decorrem as seguintes diretrizes:

Nenhuma despesa que não agregue valor à finalidade do Postalis deve ser tolerada

Somos contra, por exemplo, ao pagamento de quarentenas a ex-dirigentes, pois trata-se de apenas mais uma regalia que não retorna nenhum benefício aos participantes. Que mal um ex-dirigente pode fazer ao Postalis que já não pode ter feito quando estava no posto? O que tem que existir é caráter, pois, na ausência deste, não será o pagamento de quarentena que impedirá o dito cujo de prejudicar o Postalis.  Todas as despesas com consultorias, escritórios de advocacia e demais fornecedores devem ser avaliadas sob o mesmo prisma, qual seja: qual o benefício que elas retornam aos participantes?

Promoções e demissões de pessoal devem se dar mediante a aplicação de critérios, e não de forma subjetiva

A ausência de fundamentação técnica e objetiva para promover ou demitir empregados cria um ambiente de compadrio, que reprime o senso crítico dos profissionais, tão necessário neste ramo de atividades, e o que é pior: fomenta a proliferação de posturas subservientes, com a qual as pessoas se sujeitam a fazer qualquer coisa para manter ou melhorar seus salários.

Todo prejuízo causado ao Postalis deve dar causa a apuração de responsabilidade

Quem quer que tenha atuado em prol da decisão de investir deve demonstrar que se conduziu em nome da melhor técnica e da honestidade. A velha desculpa de que o Postalis levou azar em determinado investimento não cola mais. Os participantes já estão pagando uma contribuição extraordinária de 17,92%, que, em breve, será acrescida de outra mais no valor de 2,73%. Isto sem contar os 9% que os aposentados já pagam independentemente de qualquer coisa. Enquanto isso, ex-dirigentes que contribuíram para todo esse prejuízo mensalmente sentido no bolso de cada participante e assistido, além de não terem contra si qualquer medida administrativa ou judicial movida pelo Postalis, ainda recebem benefícios do fundo.

Não às aplicações de risco!

Enquanto os títulos públicos e as aplicações em fundos de renda fixa estiverem apresentando rendimentos satisfatórios, não há que se recorrer a aplicações de risco, principalmente, enquanto estivermos na ausência de sinais efetivos no sentido de que a economia vai sair do buraco o ambiente político vai se estabilizar. Somos totalmente contrários, por exemplo, à recente decisão da diretoria do Postalis de investir R$ 178 milhões do Postalprev em seis fundos de ações, principalmente, quando quatro deles são administrados por ninguém mais, ninguém menos do que o nosso velho conhecido BNY Mellon, acusado pelo próprio Postalis de lhe ter causado prejuízos bilionários. Entendemos, por exemplo, que o participante do Postalprev deve escolher o perfil de investimentos em que sua reserva de poupança deve ser aplicada. Não tem sentido lógico que, alguém que foi posto lá no Postalis por um político que nunca contribuiu com um centavo para o fundo, decida o que vai fazer com nosso dinheiro sem que possamos, pelo menos, indicar em quais segmentos de aplicações queremos que o mesmo seja investido.

Além de todos os prejuízos que já nos causaram

Com os quais ainda teremos que conviver por décadas, a incidência das contribuições extraordinárias tem gerado uma série de outros transtornos aos participantes e, principalmente, aos aposentados, que tiveram sua margem de consignação estourada e/ou que estão, hoje, recolhendo IRPF sobre uma renda que nunca auferiram. E o que se observa é o Postalis lavando as mãos diante disso tudo como se isso fosse um problema dos participantes, e não dele. Se não é possível ainda reduzir as contribuições extraordinárias, que pelo menos o instituto se mova no sentido de encontrar alternativas que minimizem os injustos transtornos que vem sendo vivenciados pela categoria.

Entendemos que a dívida que foi assumida pela ECT quando do saldamento do Plano BD deve ser honrada

Não deve haver qualquer atitude conformista da parte do Postalis em relação a este ponto. Entendemos que o Postalis deve, inclusive, traçar estratégias conjuntas com a ADCAP e outras entidades que também movem ações para que a ECT volte a pagar a RTSA. O atual  presidente dos Correios, no início da sua gestão e em diversas oportunidades, se manifestou no sentido de que a Empresa deveria voltar a pagar a RTSA, promessa esta que foi replicada por lideranças do Postalis, tanto indicadas quanto eleitas. Passados alguns meses, nada mais se ouve falar sobre o assunto e, enquanto isso, no mínimo 3% da contribuição extraordinária que vem sendo subtraída da nossa renda se deve a isso que, na CPI dos Fundos de Pensão, foi declarada como uma pedalada que os Correios aplicaram no Postalis.

Em linhas gerais, estes são os nossos compromissos de campanha, compromissos estes que não representam nada de novo em relação a tudo que a ADCAP sempre defendeu, mas que os vão subscritos não apenas por nossos nomes, mas também por nossa história. História esta que certamente contém  erros e acertos, mas que, no âmbito da ECT, do Postalis e da própria ADCAP, nunca foi de omissão e de complacência com o que não é correto e justo.

Contamos com seu apoio!

MENDES (JOSÉ GARCIA MENDES) para CONSELHEIRO DELIBERATIVO

JOSE LUIZ LIMA PRASERES - CE

jose-luizPLATAFORMA

  • Atuar com foco na profissionalização do Postalis;
  • Buscar a implementação e aprovação de regras sustentáveis para o Instituto;
  • Atuar de forma criteriosa nas análises e aprovações das politicas que regem o Plano de Benefícios Postalis;
  • Atuar com transparência e profissionalismo perante às demandas dos beneficiários.

Maranhense, 62 anos, aposentado, ingressou nos Correios em 1973, tendo trabalhado  durante 42 anos onde deu sua parcela de contribuição nas DRs do MARANHÃO, CEARA e ADMINISTRAÇÃO CENTRAL.

FUNÇÕES OCUPADAS: GERENTE AGENCIA, INSTRUTOR DE TREINAMENTO,CHEFE SEÇÃO,COORDENADOR DE ATENDIMENTO, GERENTE REGIÃO OPERACIONAL , REVEN .

Participou da implantação do Banco Postal  na Administração Central pelo período de 02 anos , dando suporte as Regionais e como Avaliador do SAPPP nas DRs de São Paulo, MINAS GERAIS e MATO GROSSO.

Formado em Pedagogia pela UFMA,

Estado  Civil: Casado e pai de trés filhos

Desde 2011 vem fazendo parte da ADCAP / CE , nos seguintes cargos: Diretor de Assuntos Externos – Secretario e atualmente Presidente

JOSÉ VILMAR KULCHETSCKI - PR

jose-wilmar

Considerações e Propostas

Não precisamos do BNY Mellon “cuidando” do nosso patrimônio. Esses caras de pau já deram enormes prejuízos ao Postalis, não assumiram a responsabilidade contratual e ainda continuam “rondando” para raspar o tacho!

Já levaram o dinheiro e agora querem acabar com o pouco que restou da nossa esperança! Já vimos esse filme e sabemos como acaba…

Necessitamos também ajuizar uma grande ação coletiva, para que pelo menos a metade do patrimônio (50% dos trabalhadores) seja bloqueado para operações de risco.

Meia dúzia de diretores, que autorizam as aplicações financeiras, não podem dar prejuízos a milhares de empregados. Não queremos dar cheque em branco para ninguém!

Jose Vilmar Kulchetscki é Administrador Postal, Engenheiro Civil, com especialização em Administração Avançada, vários cargos técnicos na ECT.

MARIO RENATO BORGES DA SILVA – RJ

mario-renato

Perfil

Nome: Mário Renato Borges da Silva
Matricula ECT: 8009555-0
Lotação ECT: Vice-Presidência de Encomendas
Cargo na ECT: Analista de Correios Sênior
Formação Acadêmica:
ESAP – Administração Postal
ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) – Administração de Empresas
MBA em Marketing no Varejo – FIA/USP

Mini currículo:

Chefe de Zona Postal, Gerente de Operações Postais, de Transportes, de Administração, de Auditoria, Comercial e ASTEC na DR RS;
Subchefe do DEPRO, Gerente de Projeto e chefe do DERIN na AC;
Gerente Comercial, de Encomendas e Diretor Regional na DR RJ;
Assessoria da VIREV, na AC;
Atualmente na Macro-Região Comercial de Encomendas 02/RJ.

PLATAFORMA

  1. Fiscalizar a atuação da Diretoria Executiva.
  2. Atuar para que o POSTALIS obedeça em seu funcionamento as melhores práticas do mercado em governança corporativa e compliance.
  3. Atuar para a melhoria dos planos e para a redução dos custos administrativos.
  4. Acompanhar e cobrar efetividade nas medidas voltadas para a reconstituição das reservas do plano BD, a retomada dos pagamentos da RTSA pela patrocinadora e a recuperação dos investimentos feitos indevidamente.
  5. Combater qualquer tentativa de interferência política na gestão do Instituto.
  6. Criar e manter sistema de comunicação do conselheiro com os participantes e assistidos, para prestação de contas das ações desenvolvidas.
RENATO APARECIDO ROSA – SPM

renato-aparecidoFormado em Psicologia e Pós Graduando em Logística e Suply Chain, com experiência na áreas de treinamento, gestão operacional e suporte. Já atuei nas áreas de correio internacional, centro de treinamento, Centro de tratamento encomendas e Centro de distribuição de encomendas.

PLATAFORMA

  1. Contra a indicação política no Postalis.
  2. Aprovar matéria só de interesse dos participantes.
  3. Fiscalizar todas as aplicações e despesas do Postalis.
  4. Aprovar matérias de recuperação de aplicações mal sucedidas para diminuir o pagamento de déficit para os participantes.
  5. Aprovar matéria para responsabilizar ex dirigentes por má gestão no Postalis.
  6. Apurar todo o prejuízo do Postalis e responsabilizar os responsáveis.
  7. Abertura da caixa preta do Postalis, investimentos, despesas e gestão.
  8. Impedir o ingresso de apadrinhados políticos e partidários em posições estratégicas do instituto.
  9. Reduzir as taxas de administração e taxas de empréstimos, que são escandalosas.
  10. Pelo fim dos privilégios aos membros da diretoria e conselhos.
  11. Atuação constante junto aos órgãos de controle dos planos de previdência.
  12. Pelo pagamento da RTSA.
  13. Pelo fim da mordaça, abertura total das informações aos participantes.
VALDENIR ZANETTE – DF

waldenir-zanetePLATAFORMA

COMPROMISSOS

Como representante do Conselho Deliberativo, Órgão máximo da estrutura organizacional, responsável pela definição da política geral de administração do Postalis e dos Planos de Benefícios, comprometo-me a exercer o papel de Conselheiro Deliberativo em toda a plenitude, zelando pela gestão econômico-financeira do Instituto, utilizando, para tanto, a experiência e conhecimentos acumulados, à luz do Estatuto e Regulamento, da Legislação e demais Normativos aplicáveis.

Utilizarei as prerrogativas estatutárias e legais do cargo de Conselheiro Deliberativo e os recursos de tecnologia da informação, disponíveis para avaliação, não só dos registros e demonstrações econômico-financeiras, como também dos controles, gestão e resultados obtidos pelo Instituto.

Atuarei com transparência, com extrema lisura, prestando informações aos participantes, acerca da situação do Instituto, sempre que necessário.

Atuarei em equipe com os demais conselheiros e Órgãos Estatutários, em busca da preservação do patrimônio do Instituto, contribuindo para a melhoria dos controles e da gestão, bem como para assegurar o pagamento de benefícios a todos ao longo do tempo.

PONTOS CRUCIAIS E DE ESPECIAL ATENÇÃO

Comprometo-me a lutar pela alteração do Regulamento, visando propiciar aos beneficiários a possibilidade (alternativa) de optarem pela redução do Benefício Saldado – BD, em montante equivalente à taxa-extra (20,65% sobre o valor do Benefício), objetivando o não pagamento deste montante.

Essa alteração trará redução da Taxa Administrativa (9% sobre o valor do Benefício), descontada dos aposentados, bem como do IRPF, haja vista que a base de cálculo será menor. Oportunamente, apresentarei exemplos, visando demonstrar essa redução.

Tratarei com atenção especial o disposto no artigo 39 do Estatuto, especificamente quanto ao inciso X, que aborda os planos de carreira, cargos, salários e benefícios do quadro de pessoal do Instituto. Não aceitarei desmandos e exorbitâncias nesse quesito, haja vista a situação delicada por que passa o Postalis.

Vários fatores concorrem ao meu favor para efetivar as mudanças pleiteadas, quais sejam:

  1. Facilidade de contato, pessoalmente, com os Órgãos pelos quais devem tramitar as mudanças, por morar em Brasília;
  2. Conhecer bem o fluxo de tramitação das mudanças pretendidas;
  3. Estar aposentado e, consequentemente, dispor de tempo para isso, dentre outros.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Trinta e sete anos de experiência em diversas Áreas dos CORREIOS, conforme declinado a seguir:

  1. Financeira: 13 anos;
  2. Recursos Humanos: 9 anos;
  3. Administração: 4 anos;
  4. Operacional: 4 anos;
  5. Transporte: 3 anos;
  6. Encomendas: 3 anos;
  7. Planejamento: 1 ano.

Candidatos ao Conselho Fiscal:

CLAUDIONOR DA SILVEIRA BARRETO FILHO – SE
claudionorFISCALIZAÇÃO EFICIENTE, POSTALIS SADIO

BREVE HISTÓRICO NA ECT
Ingressei aos quadros da ECT em setembro de 1984, portanto, 33 anos de serviços prestados à ECT na DR/SE. Atuo há 23 anos na função de Inspetor Regional e possuo vasta experiência em fiscalização, contabilidade, auditoria e inspeção, a qual me capacita ainda mais para executar os serviços de Conselheiro Fiscal do Postalis.
Possuo curso superior em Administração de Empresas com ênfase em Recursos Humanos e também Curso Técnico em Contabilidade.
Sou sócio da ADCAP desde o ano de 2011 e atualmente estou exercendo meu segundo mandato como Diretor Administrativo/Financeiro.

PLATAFORMA

COMPROMISSO COM O POSTALIS.
Comprometo-me a trabalhar com afinco, seriedade, transparência e acima de tudo com honestidade, no intuito de sempre ajudar o Instituto, para que todas as demonstrações contábeis do Postalis estejam sadias financeiramente, no decorrer do exercício da minha gestão.

E-MAIL PARA CONTATOS: jrbillse@hotmail.com
CELULAR WHATSAPP: (79) 99949-9400

DANIEL MONTEIRO DE ARAÚJO – DF

Foto-DanielGraduado em Administração de Empresas pela UPIS-Faculdades Integradas, Brasília/DF. Cursando graduação de Ciências Contábeis pelo Centro Universitário IESB, Brasília/DF e Pós-graduação em Perícia Contábil pela Faculdade Unyleya. Empregado da ECT e participante do POSTALIS desde 02/02/2004. Exerço função de confiança há mais de 12 anos (desde julho/2004) na área administrativa da Empresa. Estudo e sou investidor no Mercado de Capitais, com conhecimento em análise de demonstração contábeis e patrimoniais.

PLATAFORMA

  • Ser atuante no desempenho do papel organizacional do Conselho Fiscal, primando sempre pela sustentabilidade e lucratividade do POSTALIS.
  • Fiscalizar se as decisões do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva do POSTALIS estão aderentes às obrigações legais e estatutárias do órgão.
  • Prezar pelos recursos financeiros e patrimoniais do POSTALIS visando a garantia da saúde financeira do Instituto e dos lucros e dividendos futuros.
  • Examinar a execução orçamentária ante ao planejamento estratégico definido pela Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo.
  • Cobrar providências quando da apuração de inconsistência nas demonstrações financeiras.
  • Denunciar atos ou práticas fraudulentas na gestão administrativa-financeira da instituição.
  • Ser vigilante quanto às decisões de investimento e gerenciamento de riscos tomadas, verificando se há indícios de ato ilícito por parte da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo.
  • Acompanhar operações de investimentos e destinação dos recursos financeiros e patrimoniais da instituição.
  • Interagir com os órgãos internos objetivando colaborar para uma gestão proativa, com foco nos participantes, beneficiários e sustentabilidade da instituição.
  • Conhecer e acompanhar a execução dos planos de ação oriundos dos trabalhos de auditoria.
  • Examinar com rigor os procedimentos de contratação e os contratos firmados pela instituição, com objetivo de evitar procedimentos ilegais e superfaturados.
  • Consultar a área jurídica sempre que houver necessidade, principalmente, para garantir a lisura e legalidade dos atos praticados pela Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo.

FÁBIO GERALDO OLIVEIRA CONDE – SPI

fabio-geralod

FÁBIO CONDE, Analista de Correios Sr., formado em Administração Postal e em Ciências Contábeis, pós-graduado em Comércio Exterior, com ênfase em Empresas de Pequeno Porte pela UCB, e MBA em Gestão Financeira e Controladoria pela FGV, cursando atualmente a Pós-graduação em Gestão de Negócios dos Correios.
Com 32 anos de Correios, atuei em diversas áreas da empresa, desempenhando várias funções de gestão: Gerente de Agência, Coordenador de Atendimento, Coordenador Comercial, Gerente de REOP (atual REVEN), Gerente de Vendas no Varejo, Gerente Econômico-Financeiro (7 anos), Gerente de Administração e Gerente de Suporte a Vendas.

PLATAFORMA:
Antes de apresentar qualquer proposta, é importante que você, eleitor, saiba qual a competência do Conselho Fiscal, conforme estatuto:
I. examinar as demonstrações contábeis mensais do Postalis;
II. examinar e emitir parecer sobre as demonstrações contábeis anuais do Postalis;
III. lavrar em livro de atas e pareceres os resultados dos exames procedidos nos termos dos incisos I e II;
IV. informar ao Conselho Deliberativo eventuais irregularidades verificadas;
V. requisitar à Diretoria Executiva a realização de inspeções e auditagens.

Em resumo, o Conselho Fiscal deve assumir a responsabilidade sobre o efetivo controle da gestão da entidade, alertar sobre qualquer desvio, sugerir e indicar providências para a melhoria da gestão, além de emitir parecer conclusivo sobre as demonstrações contábeis anuais da entidade.
Muito importante também é saber os requisitos da Previc exigidos para assumir o cargo de Conselheiro:
– comprovada experiência, de no mínimo 3 (três) anos, no exercício de atividades em pelo menos uma das seguintes áreas: financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização ou auditoria.

Desta forma, consciente das competências, obrigações e responsabilidades que um membro do Conselho Fiscal deve ter, minha plataforma consiste em:

  • Cumprir o papel esperado de um conselheiro, com afinco, competência, seriedade e retidão, pautado em minha experiência, principalmente na área contábil, aprimorando, paralelamente, meu conhecimento técnico do assunto previdência complementar;
  • Trabalhar contra as influências e indicações políticas, potencialmente um dos maiores problemas do fundo;
  • Fiscalizar a gestão do Postalis, buscando inibir/evitar as situações irregulares que levaram o Postalis à situação atual;
  • Trabalhar para alterar o artigo V – Lealdade – do código de ética do Postalis, que é quase uma lei da mordaça, impedindo a divulgação dos atos e fatos relevantes aos participantes;
  • Verificar a aderência da gestão dos recursos garantidores dos planos de benefícios às normas em vigor e à política de investimentos, bem como a aderência das premissas e hipóteses atuariais e a execução orçamentária.

Tenho convicção de que atendo aos requisitos para um bom desempenho no Conselho Fiscal e, por isso, venho pedir seu voto e sua confiança em meu nome.
Podemos e devemos cuidar do Postalis para que os desmandos que ocorreram não se repitam!! E podemos fazer isso por meio do voto!!
Não deixe de votar! Como diz o ditado, “os ausentes nunca têm razão” !!
Obrigado!!

Fábio G. O. Conde

HÉLIO GERALDO DE REZENDE – MG

helioTrabalho nos Correios a 38 anos. Ocupante de vários cargos e funções na área operacional, administrativa, auditorias, inspeção e correição, sendo que nestas três últimas foram 24 anos. Formação em Administração Postal-CAP e Administração. Pós-graduado em Administração Financeira e Engenharia da produção. Vários cursos de curta duração, como Licitações e Contratos Administrativos, Auditoria, Sindicância Administrativa. Instrutor do quadro temporário do CECOR. Curso de Perícia Judicial, Cálculos Financeiros e Trabalhistas. Curso de Grafoscopia e Documentoscopia.

PLATAFORMA

SERIEDADE E TRABALHO

  • Compromisso, seriedade e trabalho na busca de uma fiscalização eficaz da gestão administrativa, econômica e financeira do POSTALIS e do POSTAL PREVI.
  • Atuação firme e técnica para maximizar os recursos do nosso fundo de pensão com vistas a garantir a sua sustentabilidade e perenidade.
  • Respeito ao estatuto e ao código de ética do nosso fundo de pensão, bem como a legislação pertinente.
  • Compromisso com a governança, bem como com transparência nas decisões prolatadas.

JAYME ARANHA CHACON JÚNIOR – AM

jaymePLATAFORMA

– Fiscalização efetiva de todas as aplicações financeiras/investimentos de modo a ensejar relatórios com fundamentações técnicas àquelas que não possuem demonstrações de rendimentos aceitáveis aos participantes do POSTALIS (aplicações de risco sem viabilização dentro das normas legais). – Auditar com objetividade as contas de gestão administrativa/financeira com vistas a evitar prejuízos aos interesses dos participantes. – Compartilhar informações relevantes, com imparcialidade e confiabilidade, dentro da legalidade, por meio de notas técnicas sobre a situação do POSTALIS para o melhor interesse dos participantes. Possui capacitação profissional e habilidades, motivação e atitudes, bem como, conhecimentos acadêmicos e práticos que possibilitem a emitir pareceres técnico sobre assunto.

Gerente de Engenharia e Sistemas (GETEC): período de 20/03/2006 a 20/09/2011, Gerente de Administração (GERAD): período de 16/06/2003 a 20/03/2006, Gerente de Contabilidade e Controle Financeiro (GECOF) : período de 18/06/2001 a 09/06/2003, Assessor de Planejamento e Qualidade (APLAQ): período de 17/06/2002 a 08/06/2003, Gerente de Recursos Humanos (GEREC): período de 05/05/1998 a 17/10/2001, Gerente de Auditoria e Inspetoria (GAUDI e GINSP): período de 14/01/1997 a 04/05/1998, Gerente de Serviços Gerais (SSG) : período de 09/05/1983 a 11/08/1986, Administrador na Telamazon-Telecomunicação do Amazonas, Advogado OAB NA N.8.497, Administrador CRA/AM 477 RD.

MAURÍCIO FORTES GARCIA LORENZO – DF

mauricio29 anos no cargo/especialidade de Administração, Mais de 20 anos no exercício de diversas funções (Subchefe de Departamento, Gerente Corporativo, Coordenador Regional de Negócios, Analista XI, Gerente Regional, Subgerente, dentre outras). Mais de 20 anos no exercício de funções na ADCAP: Diretor de Relações Externas, Secretário-Geral, na ADCAP Nacional, Presidente do Conselho Fiscal, Presidente e Vice-Presidente do Núcleo Regional da ADCAP-BA.

PLATAFORMA
Histórico nos Correios: é Analista de Correios Sênior, tendo ingressado nos Correios em 1985, como bolsista. Exerceu diversas funções gerenciais e técnicas na Empresa, por mais de 20 anos como Subchefe de Departamento, Analista XI e Gerente Corporativo na Administração Central; e Coordenador Regional de Negócios, Gerente, Gerente de REOP, Subgerente, dentre outras funções.

Histórico na ADCAP: Tem mais de 20 anos de exercício de funções na ADCAP: Diretor de Comunicação, Diretor de Relações Externas e Secretário-Geral, na ADCAP Nacional; Presidente do Conselho Fiscal, Presidente e Vice-Presidente do Núcleo Regional da ADCAP-BA.

Formação acadêmica: É Mestre e Especialista em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem graduação em Administração Postal (ESAP-DF) e em Administração (UPIS-DF). Atualmente cursa MBA em Previdência Complementar (FGV-DF).

Motivação da candidatura: Tem profunda familiaridade com o tema da previdência complementar, em especial com os assuntos relativos ao Postalis, em virtude de coordenar pela ADCAP a adoção das medidas administrativas e judiciais contra a gestão ruinosa do nosso fundo de pensão, contra o não pagamento da RTSA pelos Correios e contra a aplicação extemporânea do Equacionamento em 2016.

Plataforma: Tem como plataforma para o seu mandato:

  1. qualificar a atuação do Conselho Fiscal de acordo com as melhores práticas contábeis e de governança, conforme orientações da PREVIC, e do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa;
  2. interagir de forma positiva com os demais representantes eleitos na defesa dos interesses dos participantes e assistidos do Postalis;
  3. contribuir com um intenso trabalho para a recuperação do Postalis;
  4. apoiar as ações de enfrentamento do déficit atuarial do plano BD, contra os equacionamentos que oneram os participantes e assistidos e pela responsabilização dos agentes financeiros e políticos envolvidos.

WAGNER DE OLIVEIRA PESTANA – SPM

wagner32 anos de Empresa, Técnico de Correios Senior, Instrutor, Lotado na Gerência de Educação Corporativa – GECAM/SPM

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO INSTRUTOR

Atuo há 25 anos como Instrutor de Treinamento, no Centro de Educação Corporativa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, da DR-SPM. Tenho ministrado programas de desenvolvimento, valorização, Qualidade de Vida e reciclagem aos empregados dos Correios dos níveis básico, médio e técnico, principalmente em disciplinas de Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Legislação de Trânsito, Meio ambiente e Cidadania, Pilotagem com Segurança e Qualidade de Vida do Condutor que atende aos facilitadores, gerentes, chefes, supervisores, motoristas carreteiros, motoristas operacionais e motociclistas.

TRABALHO VOLUNTÁRIADO EM AMBITO DAS ASSOCIAÇÕES DOS CORREIOS

  • Diretor Esportivo da Associação Recreativa dos Empregados Dos Correios- ARCO – 1997/1998.
  • Presidente do Conselho Deliberativo da Arco- Gestão 1998/2000.
  • Presidente do Conselho Deliberativo da Arco- Gestão 2000/2002.
  • Membro do Grupo de Trabalho para Ações Voluntariado – PRT/SPM-

0499/2001.

  • Representante do Centro de Educação para Ações do Voluntariado.
  • Presidente da Associação dos Profissionais de Nível Superior e Técnico da ECT- Gestão 2004/2006.
  • Presidente da Associação Recreativa dos Empregados dos Correios- Gestão 2004/2007.
  • Presidente da Associação Recreativa dos Empregados dos Correios- Gestão 2007/2010.
  • Vice Presidente da Associação dos Profissionais dos Correios – ADCAP SPM – Gestão 2014/2016 e 2017/2020.

PLATAFORMA

  1. Defender o interesse do participante fiscalizando as contas.
  2. Continuar incessantemente as ações para recuperar o pagamento do RTSA pelos Correios.
  3. Continuar na luta incessantemente para recuperar os investimentos realizados no Banco BNY Mellon.
  4. Blog para divulgar com transparência as informações relativas ao Postalis.
  5. Evitar despesas que venham comprometer a renda do participante.
  6. Contra o pagamento das quarentenas aos dirigentes ou qualquer outra que venha a prejudicar o participante.
  7. Monitorar todas as despesas e indicadores de gestão que possam comprometer o equilíbrio financeiro do Instituto.
  8. Apurar e apresentar todas as irregularidades que porventura sejam identificadas, cobrando a imediata reparação dos danos.
  9. Exercer o mandato de Conselheiro Fiscal com transparência, ética e respeito no controle e fiscalização das contas do Instituto, com base na minha experiência e conhecimentos acumulados ao longo dos anos em consonância com a legislação e estatuto.
  10. Buscar mecanismos tecnológicos para garantir o controle dos investimentos e fiscalizar toda ação financeira desenvolvida no âmbito do instituto.
  11. Divulgar permanentemente para os participantes, por meio de WatsApp, e-mail e demais meios de comunicação as decisões e debates oriundos do mandato.
  12. Participar de forma honesta e buscar o entendimento com a equipe gestora do Instituto e colegas do Conselho sempre com o objetivo de preservar o patrimônio e a defesa dos associados, bem maior do Postalis.